Duas medalhas de bronze e dois sextos lugares representam as conquistas de Mato Grosso do Sul no Troféu Chico Piscina Internacional deste ano, disputado no período de 12 a 14 de outubro, último fim de semana, no município de Mococa, interior do Estado de São Paulo.
Os dois bronzes foram conquistados pelo nadador Luis Felipe Loureiro. O primeiro nos 400 m/L, com o tempo de 4’16″86, uma redução de quatro segundos e 86 centésimos em relação ao seu tempo anterior neste prova (4’20″24).
A medalha de prata desta prova ficou com Gustavo Carvalhais Ribeiro, de Santa Catarina, com o tempo de 4’13″90; e a de ouro com Gustavo Francisco Saldo, do Paraná, com 4’06″16.
A segunda medalha de Bronze conquistada pelo campograndense Luis Felipe Loureiro foi na prova dos 200 m/L, com o tempo de 2’01″19; o segundo colocado, Augusto Dias Pasa, do Rio Grande do Sul, marcou 2’01″14, apenas cinco centésimos a menos que Luis Felipe. O grande campeão da prova é Gustavo Francisco Saldo, do Paraná, com o tempo de 1’55″55.
Outra conquista considerada importante no Chico Piscina deste ano, são os dois sextos lugares da nadadora Gabriela Cardoso, nos 200 m/L e nos 100 m/L. Os dois são atletas da equipe da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e fizeram parte de uma delegação composta por 20 atletas e seis integrantes da comissão técnica.
Com 552 pontos e liderando desde o primeiro dia de competições, a Federação Aquática Paulista levou o prêmio de campeã geral. Em segundo lugar, ficou a Federação Aquática do Rio de Janeiro, com 283 pontos, e, em terceiro, a seleção Argentina com 248 pontos.
A viagem dos campograndenses durou 13 horas em ônibus fretado pelo Governo do Estado, através da Fundesporte. A delegação saiu de Campo Grande na terça-feira, dia 10, e retornou no domingo, dia 15. A hospedagem foi em Escola Pública de Mococa.
Apesar de ter sido um período cansativo para todos os atletas, os treinos recomeçam nesta segunda-feira (16), porque no próximo final de semana, dias 20 e 21, acontece o Torneio Centro Oeste, no Rádio Clube, em Campo Grande.
“O Troféu Chico Piscina e o Centro Oeste são duas competições importantes no mês de outubro, porque já em novembro, eles disputam o Campeonato Brasileiro de Natação, em Belo Horizonte”, anima o técnico Gehilson da Silva, focado na preparação e satisfeito com os resultados obtidos até agora.
Este ano, o Troféu Chico Piscina completou sua 49ª edição com atletas de 14 federações de natação do Brasil. Foram inscritos 349 nadadores das categorias infantil e juvenil. Além deles, atletas da Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai.
Nos últimos 23 anos, houve a liberação para participação de equipes internacionais, e, exatamente por este motivo, a disputa em andamento recebe, também, o nome de 23° Campeonato Internacional Infanto Juvenil de Natação.
Entre as grandes revelações da competição, está o renomado atleta Leonardo de Deus, de Campo Grande, que foi treinado pelo técnico Gehilson da Silva.
Com Ademar Cardoso/MTb-085 SRT-MS