Aconteceu a cerimônia de abertura da 12ª edição das Paralimpíadas Escolares. A solenidade ocorreu no Pavilhão Oeste de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
O maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e se estenderá até sexta-feira, 23. Ao todo, estão inscritos 989 atletas de 23 Estados e do Distrito Federal.
“Esse é um dos principais eventos do CPB, um dos mais importantes. Nós assumimos metas em nosso planejamento estratégico e uma delas é que nos próximos Jogos, Tóquio 2020 e Paris 2024, o número de jovens atletas medalhistas aumente e as Paralimpíadas Escolares nos ajudarão a alcançar esse objetivo”, disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Os velocistas e medalhistas paralímpicos Mateus Evangelista e Verônica Hipólito foram os responsáveis por acender a pira paralímpico.
Estiveram presentes a Dr. Linamara Rizzo Bapttistella, secretária de estado dos direitos da pessoa com deficiência de São Paulo, Cid Torquato, secretário municipal da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida representando o prefeito Bruno Covas e Cacá Camargo, secretário de esporte, lazer e juventude do estado de São Paulo. O presidente do CPB Mizael Conrado, os vices-presidentes Ivaldo Brandão e Naíse Pedrosa, e o superintendente Nelson Hervey.
Nesta quarta-feira, 21, partir das 8h (de Brasília), começam as disputas de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado no CT Paralímpico. Os oito esportes se juntam a judô, natação e tênis de mesa na composição das 11 modalidades ofertadas nas Escolares 2018.
Com assessoria