As equipes do basquetebol masculino e feminino e handebol feminino não fazem mais parte das atividades esportivas da UCDB no próximo ano. A confirmação está na nota oficial publicada na tarde desta quinta-feira após divulgação da matéria exclusiva do EsporteMS sobre o fim do apoio aos acadêmicos/atletas. O time do futsal masculino, o primeiro projeto criado há 20 anos dentro da instituição, que jogou na noite de ontem pelo Estadual como se fosse a última partida, ganhou um gás de pelo menos mais um ano. O futsal feminino, que também era uma incógnita também deve ser mantida.

Neste sábado, o time masculino de basquetebol terá uma decisão pela frente. Mesmo sabendo do fim do elenco, o título da Conferência Norte é a meta dos jogadores e do treinador Ronaldo Monteiro, confirmado de ser desligado. A Liga de Basquetebol chegou a temer pela possibilidade de não haver o jogo em virtude da decisão da instituição, mas recebeu o sinal de que o time vai entrar em quadra. Com isso, UCDB e Sejuvel/Três Lagoas vão jogar a segunda partida do playoff neste sábado, às 16h, no Centro Municipal de Treinamento Esportivo, no Carandá Bosque, em Campo Grande. Na primeira partida, no interior, a UCDB venceu pelo placar de 76 a 50. Se vencer novamente estará classificado para a grande final diante do PorãBasket, de Ponta Porã. Se perder, a terceira partida será às 10h do domingo.


Time masculino tem chance de chegar na grande final

O futsal masculino vivia a mesma situação. O treinador Paulo Sérgio foi avisado do desligamento da UCDB na semana passada. Mas como está na reta final do Estadual solicitou que ainda pudesse comandar até o fechamento da etapa. Nesta quarta-feira, o time venceu o Asa, de Água Clara, pelo placar de 4 a 0. Há pouco mais de um mês, o time conquistou o título da Taça Brasil de Clubes, organizado pela Confederação Brasileira, e ganhou a vaga para “elite” do futsal. Na nota oficial encaminhada nesta tarde, o futsal masculino, bem como o feminino estão garantido no próximo ano.

Nesta quarta time jogou normalmente e ganhou um respiro (foto-EMS)

ENTENDA O CASO.

Mais de 150 atletas/acadêmicos da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande) estão a procura de novo projeto esportivo e profissional para o próximo ano. Isto por conta do fim do apoio que a entidade vai dar. Aos poucos, os atletas e professores/técnicos dos times estão sendo informados do fim da modalidade. Basquete masculino e feminino, handebol masculino, futsal masculino e alguns atletas individuais como natação já são certo que estão “desempregados”. A informação daquilo que está sendo chamado de “restruturação” foi confirmada pelo pró-reitor, padre João Marcos, que tenta amenizar de que ainda serão reavaliados possíveis potenciais e que poderá ter um outro caminho. Só é bom lembrar, que no final de 2017, o voleibol feminino passou pela primeira reavaliação e não voltou na temporada 2018 até hoje. O que acontece nesta semana é na prática o fim do apoio ao esporte. Na rede social, os campeões manifestam com tristeza.

Foram 20 anos de absoluta conquistas nos investimentos nas modalidades esportivas, seja coletivas ou individuais. Atletas/acadêmicos e hoje profissionais foram formando graças ao apoio dado ao esporte. O reflexo de 14 vezes campeão dos Jogos Abertos de Campo Grande é apenas um dos exemplos. Além disso, existem vários resultados individuais, seja nos jogos como nos profissionais que estudaram na universidade e que até hoje prestam serviços no local, ou para a sociedade sul-mato-grossense.

O OUTRO LADO HOJE

No final da tarde desta quinta-feira, diante de tanta repercussão entre alunos, dirigentes e até entre os dirigentes esportivos governamental, a reitoria divulgou uma nota dando esclarecimento do apoio ainda a ser mantido.

VEJA A ÍNTEGRA

A Universidade Católica Dom Bosco vem esclarecer algumas informações que estão sendo divulgadas nesta semana. Normalmente, em todo final de ano, são feitas avaliações em todas as áreas e que resultam determinadas readequações.

Por mais de 20 anos, a UCDB vem investindo quase que solitariamente no esporte universitário. São cerca de R$ 3 milhões por ano, que garantem a participação em campeonatos locais, estaduais e nacionais, bolsas para os atletas em diversas modalidades e pagamento do corpo técnico e infraestrutura. Esse tipo de investimento não vai acabar.

Seguiremos participando das principais competições esportivas no futsal masculino e feminino, no vôlei feminino e nas modalidades individuais de judô, atletismo e natação. São mais de 130 atletas que seguem beneficiados com o investimento da Universidade no esporte.

Nosso objetivo é formar integralmente nossos acadêmicos, que abrange o ensino, a extensão, a pesquisa e a pastoral. Reiteramos, pois, que os processos seguem acontecendo normalmente, e nenhum merecedor do benefício será prejudicado com as readequações ora em processamento.

P. Ricardo Carlos
Reitor da UCDB

obs.: matéria completada

Só lembrando que essa é a terceira equipe coletiva extinta na universidade. Voleibol masculino, basquete masculino e feminino e o handebol.