O Projeto Lazer e Saúde, desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande no Parque Ayrton Senna, pode ser referência nacional. O projeto, executado em conjunto com as pastas da Funesp e Sesau, foi apresentado nesta sexta-feira (25) ao Ministro Luiz Henrique Mandetta, em Brasília.

O Ministro, que em seu discurso já sinalizou na união das políticas esporte e saúde com a fala ““Vamos vai trazer para dentro do Ministério da Saúde à educação física porque acredito que o esporte comunitário combate ao sedentarismo, à obesidade e à hipertensão e esse vai ser um dos pilares desse Ministério da Saúde”, pode conferir resultados positivos que já acontecem na Capital.

Em Campo Grande o Projeto Lazer e Saúde une as políticas públicas de atividade física, esportiva, e de saúde, principalmente preventiva, conta com 30 profissionais que fazem atendimento de avaliação física, orientação nutricional, palestras educativas, atendimento de saúde, oficinas de atividades físicas e esportivas.

Mesmo o projeto sendo piloto, na Capital, já realizou mais de 3 mil atendimentos no Parque Ayrton Senna, Bairro Aero Rancho, e se diferencia, além do atendimento conjunto, pelas vias de acesso ao Projeto, que podem ser pelas oficinas esportivas e de lazer e pelas unidades de saúde.

PESQUISA SOBRE FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS (VIGITEL, 2016):
• 53% da população brasileira adulta está com excesso de peso (110 milhões de pessoas);
• 58% da população campo-grandense adulta está com excesso de peso (é o 2º maior índice do país);