Com programação de 30 lutas, a 3ª etapa da 12ª edição do Circuito Sul-mato-grossense será atração neste final de semana em Aquidauana. A última da competição que teve duas etapas anteriores realizadas em Terenos (22 e 23/04) e Campo Grande (03 4 04/06).
Toda estrutura para realização do evento que vai definir os campeões de 2017 está sendo montada na rotatória da pantaneta. Serão dois dias de combates. No sábado (29/07) começa às 19 horas e no domingo (30/07) o início será 9 horas. “Nossa expectativa é que mais de mil pessoas compareceram ao local”, disse Inglids Aguilera, técnica e representante da FDBMS (Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul), no município.
Conforme informações da FDBMS, as disputas pelo título de campeão estão acirradas em algumas categorias, entre as quais, a meio médio-ligeiro (64kg) em que os campo-grandenses Luís Cláudio e Igor Arguelho disputam a medalha de ouro. Eles se enfrentaram duas vezes no atual campeonato, em combates emocionantes, e com uma vitória para cada. Há a possibilidade do sorteio proporcionar o terceiro confronto. Os dois contam com três vitórias cada no campeonato, e estão empatados na tabua de classificação com 64 pontos cada.
“Esta (luta entre Luís Cláudio e Igor Argulho), indiscutivelmente, está entre as lutas mais aguardadas, mas vamos ter outros ótimos lutadores, e consequentemente, teremos outros bons confrontos”, disse Flávia Ferreira, vice-presidente da FDBMS.
A competição vai ter a volta de três grandes atletas: os atuais campeões estaduais e medalha de bronze no Brasileiro de 2016, Paulo Martins (69kg) e Idowemar Godoy (52kg), além Wesley Souza, uma das grandes sensações do boxe aquidauanense. Eles ficaram fora das etapas anteriores. Também tem presença confirmada Valdeir Célio (75kg), Juliano Silva (91kg) e outros atletas de trajetórias respeitáveis no mundo boxe.
“Vai ser um grande evento, pois, os aquidauanenses e anastacianos vão ter a oportunidade de assistir bons combates. É a oportunidade de, mais uma vez,” complementou Marcelo Nunes, presidente da FDBMS. Os dois municípios vizinhos sediaram a mesma competição, respectivamente, em 2014 e 2015.
DEZ MUNICÍPIOS SERÃO REPRESENTADOS
O Circuito MS, como também é popularmente conhecido, é uma realização da FDBMS, e a 3ª etapa é uma parceria com a Associação Agulera de Boxe, de Anastácio.
A expectativa é que a competição conte com a participação de mais de 70 atletas, dos municípios de Campo Grande, Aquidauana, Anastácio, Ponta Porã, Laguna Caarapã, Três Lagoas, Coxim, Dourados, Corumbá e São Gabriel do Oeste.
Conforme informações de Inglids Aguilera, diretora da Associação Aguilera, o evento conta com toral apoio da administração municipal e dos comerciantes as região.
Presidente da FDBMS, Marcelo Nunes, também destaca o apoio do Governo do Estado: “A Fundesporte sempre fez sua parte com o boxe. Isso tem sido fundamental para o desenvolvimento da modalidade”.
REGULAMENTO
Atleta vencedor obtêm 20 pontos; o perdedor fica com 4. Já oatleta desclassificado fica com apenas um ponto e quem perde por W0 fica com zero.
As pontuações são acumulativas desde a primeira etapa.
Também há disputa por equipe. A que obtiver maior número de medalha de Ouro fica com título de campeão. Serão contemplados com premiação as três primeiras colocadas.
Os dois técnicos com maior número de pontos acumulados, obtidos por meio de seus atletas, também serão contemplados com premiação.
A equipe do Ceintre/Vila Popular, comandada pelo técnico Nilson Ferreira, é detentora dos títulos de campeão de 2015 e 2016.
PROGRAMAÇÃO
SABADO
Das 8h às 10h: pesagem
17h reunião técnica
19h – Solenidade de abertura
19h10 – Começa primeira luta
DOMINGO
9h – reunião com técnicos
9h10 – inicio das disputas.