O paratleta sul-mato-grossense Fernando Rufino, da canoagem, é o primeiro atleta do MS a carimbar passaporte para as Paraolimpíadas do Japão no próximo ano. Ele conquistou ouro e uma prata em competição teste no Japão e é recepcionado com homenagens e carreata pelas ruas de Itaquiraí.
O atleta de Itaquiraí é integrante da seleção brasileira de paracanoagem e participou do evento teste de Paracanoagem e Canoagem Velocidade em Tóquio no Japão, evento encerrado domingo (15). A competição serviu de avaliação para os Jogos Olímpicos que será realizado no ano que vem.
O “Cowboy de Aço de Itaquiraí” como é chamado popularmente levou uma medalha de ouro e uma prata nesta competição, disputada com os melhores paratletas do mundo, reforçando assim, a vaga para as Paralimpíadas de Tóquio em 2020.
Cowboy conquistou sua classificação para os Jogos Paralímpicos do Japão no Mundial na Hungria. De acordo com Rafael Girotto, presidente da Federação de Canoagem do MS, na qual o paratleta faz parte, a conquista é motivo de muito orgulho e alegria para a modalidade, após anos de treinos e preparos.
A Prefeitura de Itaquiraí, a Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Esportes, o desportista Reinaldo Marques de Brito – Britão, prepararam a recepção desfilando em carro aberto do Corpo de Bombeiros.
“Após percorrer toda a cidade, todas as autoridades do Executivo, Legislativo, entidades organizadas, estudantes e sociedade em geral, juntos prestaram a homenagem de agradecimento ao campeão de paracanoagem”, explica Britão que está à frente da organização.
Britão comenta que para alcançar este patamar, Fernando Rufino iniciou sua trajetória com o apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores. Posteriormente, recebeu incentivos do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e, por último, foi integrado à Confederação Brasileira de Canoagem, recebendo patrocínio do Governo Federal através do BNDES