A etapa dos Jogos Escolares da Juventude de MS, na cidade de Jardim, terminou neste último final de semana após muitas disputas nas modalidades do ciclismo e do judô. Representantes de 20 municípios do Estado estiveram presentes no evento reunindo em torno de 450 pessoas, entre, alunos-atletas, técnicos, árbitros e organização.
Ciclismo – Classificação Geral
Os ciclistas percorrem quilômetros de distância em busca do pódio, desafiaram o tempo e o cansaço nas provas de resistência e contra-relógio e chegaram ao final da etapa com sucesso total.
Categoria 12 a 14 anos
No naipe feminino subiram ao pódio, respectivamente, os municípios de Jardim (31 pontos), Costa Rica (19 pontos) e Corumbá (13 pontos) e no masculino Costa Rica (34 pontos) conquistou o 1º lugar, Campo Grande (27) garantiu a segunda posição e o município de Jardim (12 pontos) o terceiro.
Categoria 15 a 17 anos
A equipe de Bike da Capital levou a medalha de ouro no ranking geral feminino, Costa Rica ficou com a medalha de prata e a equipe de Jardim garantiu o bronze. No grupo masculino, a classificação por somatória de pontos ficou: 1º Lugar – Jardim (29 pontos), 2º lugar – Chapadão do Sul (28 pontos) e 3º Rio Brilhante (14 pontos).
Ciclismo como Estilo de Vida
Para a família Becker de Jardim o resultado final do campeonato não poderia ser melhor, os irmãos Brenda Becker Gonçalves e Bruno Becker foram destaques da competição garantindo várias medalhas para a equipe de ciclismo anfitriã do evento.
Brenda representou a Escola E. Cel. Rufino e conquistou a medalha de ouro no individual geral, vencendo as provas: Australiana e resistência e o 3ºlugar na prova contrarrelógio.
Para Brenda os resultados vieram após muito esforço, segundo a atleta é preciso ter muita disciplina para atingir os resultados. “É uma modalidade que exige muito de você e de investimento também, não como doces a quatro meses, por conta da dieta e treino para as competições, para mim é um estilo de vida”. Destacou.
A estratégia é outro ponto fundamental para vencer os desafios complementou a atleta. “Não é fácil, além da velocidade precisamos observar os pontos fracos e fortes do concorrente, superar a si mesmo, a pressão e vencer o cansaço. Graças a Deus e ao apoio da minha família eu consegui chegar até aqui. Neste ano conquistei o vice-campeonato brasileiro de ciclismo e agora rumo a minha segunda participação nos Jogos Escolares Etapa Nacional”.
Bruno garantiu a prata na prova de velocidade e o bronze na categoria por pontos disputando na categoria 15 a 17 anos. O ciclista é um dos principais atletas da sua geração ao lado da equipe e do atual campeão brasileiro Kawãh David de Chapadão do Sul, o recordista também estará na fase final dos Jogos em Blumenau-SC buscando o bicampeonato nas provas contrarrelógio e por pontos.
“É uma modalidade que a pouco tempo foi implantada nos Jogos Escolares e já tem alcançado bons resultados, o ciclismo é uma tendência tanto no rendimento como no esporte de participação, vemos muitos adeptos nos últimos anos e isso tende a crescer tanto pelo aspecto de saúde como mobilidade urbana”, afirma o gerente geral de desenvolvimento esportivo da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez.
Etapa Nacional
A Etapa Nacional dos Jogos Escolares acontecerá entre os dias 15 a 30 de novembro em Blumenau-SC, reunindo atletas de todo o Brasil nas modalidades coletivas e individuais.