Jundiaí está confirmada como cidade-sede da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Apenas 58 quilômetros distante da Capital paulista e com mais de 400 mil habitantes, o munícipio que é um dos mais antigos do estado é peça importante em seu desenvolvimento histórico, além de respirar futebol desde sempre. Vencedor, o Paulista Futebol Clube é quem mais se destacou na cidade.
Fundada em 1655, Jundiaí teve importante participação na expansão paulista com a linha férrea ‘Santos-Jundiaí’. Inclusive no futebol, esporte com o qual a sociedade jundiaiense sempre teve apreço, muito pela influência dos ingleses da São Paulo Railway. A companhia que construiu a estrada que escoava sacas de café -dentro outros produtos- até o porto de Santos, foi também a responsável por trazer a primeira bola de futebol ao interior do País, após sua chegada em Santos pelas mãos de Charles Miller.
Desta maneira, alguns clubes que mais tarde atuariam em competições da FPF foram fundados ainda nos primeiros anos do século passado. Casos do Hydecroft, de 1913 e que disputa o Campeonato Paulista de 1914; do Esporte Clube São João, fundado no mesmo ano, e que joga o equivalente à Série A2 entre 1948 e 1950; e da Associação Atlética Ipiranga, de 1920, que disputou a Série A3 em 1961 e 1962. Ainda surgiriam o Jundiaí Futebol Clube, em 1973 e que atuou apenas em 1975 e 1976 pela terceira divisão e o Paulistano Futebol Clube, em 1978. Este último oscilou entre a quinta e terceira divisões entre 1979 e 1990. Todos, porém, estão sem atividade desde então.
O mais antigo dos clubes jundiaienses é também o mais bem-sucedido. Fundado em 1909, o Paulista Futebol Clube disputou a primeira divisão estadual entre 1926 e 1929. Volta às atividades profissionais em 1948, com a Lei do Acesso. Desde então, o clube sempre atuou na primeira e segunda divisões estaduais. Nacionalmente, teve boas participações na Série B do Campeonato Brasileiro, já neste século, mas atingiu o ápice com a conquista da Copa do Brasil de 2005, ao bater o Fluminense. Nesta temporada conseguiu o acesso à Série A3 após ter disputado o equivalente à quarta divisão pela primeira vez em sua história.