O lateral esquerdo do Corumbaense, Vandson Rocha da Silva, conhecido como Vandinho, pode estar jogando de forma irregular no Campeonato Estadual 2020. O atleta foi expulso pelo árbitro Thiago Gonzales na última partida do Estadual no ano passado, quando atuava pelo Comercial diante do Aquidauanense. Ele foi julgado pelo TJD, a revelia, sem advogado de defesa e pegou dois jogos de punição. Pelo que consta, nos levantamentos feitos pelo site/rádio esportems, o atleta depois da expulsão não foi registrado em nenhum clube do Mato Grosso do Sul para pagar a punição sofrida. O TJD confirmou que não houve reversão de pena e o ninguém do Carijó da Fronteira solicitou um “nada consta” do jogador, antes de inscrevê-lo na temporada.
Um dos procuradores do Tribunal de Justiça já solicitou a Federação o levantamento da real situação do atleta. O presidente do TJD, Patrick Hernands Santana, adiantou que pelo que existe hoje de documentação, o jogador realmente teve a punição sem a devida cumprimento da pena. Segundo ele, o atleta poderá ser inscrito no Artigo 214, que aponta – incluir na equipe, ou fazer constar na súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar da partida, prova ou equivalente. A pena é de número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$100 (cem reais) a R$ 100.000 (cem mil reais).
FATO
No processo número 027/2019, do jogo em que envolveu Aquidauanense e Comercial, Vandson Rocha da Silva e André Luis Santos e Santos foram punidos com a suspensão de duas partidas e mais cem reais por atleta, conforme os relatores da TJD. Os dois atletas do Comercial foram expulsos por agressão verbal ao árbitro. Vandinho não atuou no futebol do Mato Grosso do Sul depois dessa data. Ele entrou no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, que é cadastrado pelo clube contratante no dia 6 de fevereiro. Ele não foi relacionado contra o Águia Negra, partida realizada no dia 9. NO dia 15 deste mês, Vandinho está na relação da súmula na partida diante da Serc, tendo ficado no banco de reserva. Sete dias depois, no clássico diante do Aquidauanense o lateral jogou normalmente bem como no último domingo diante do Comercial. O caso foi encaminhado para Federação que terá que se manifestar ao Tribunal e em seguida o TJD vai abrir procedimento para analisar e convocar os envolvidos para apresentar defesa. O presidente do TDJ já adiantou que o procedimento vai ser feito no mais breve possível.
PODERIA SER EVITADO
Um dos procedimentos feitos pela Federação de Futebol uma semana antes de iniciar o Campeonato Estadual foi reunir os treinadores e supervisores para explanar tudo sobre a competição. O fato até foi inédito e muito cobrado por todos. No dia do encontro, um sábado pela manhã, os únicos ausentes foram Cena de Nova Andradina e o Corumbaense. Por não ter participado da reunião, alegando que o time tinha um amistoso no mesmo dia no período da tarde, o Carijó da Fronteira não enviou representante.
E sobre esse assunto de jogadores irregulares e qual seria o procedimento dos clubes até então foi amplamente explicado pelo presidente do TJD. Se tivesse alguém do clube na reunião, o erro poderia ter sido evitado.
O Corumbaense hoje ocupa a sexta posição com duas vitórias dois empates e duas derrotas. Nesta quarta-feira, o time de Douglas Ricardo jogará no Morenão contra o Operário, a partir das 20h, com transmissão da Rádio EsporteMS.