Assim como diversas competições disputadas no futebol nacional, como a Copa do Brasil e vários estaduais, entre eles o Campeonato Pernambucano, a Copa do Nordeste também será suspensa por tempo indeterminado por conta da pandemia do coronavírus. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira, após uma conferência pela internet com vários dirigentes de clubes e da Liga do Nordeste.
Desta forma, a última rodada da primeira fase da competição, que seria toda disputada no próximo sábado, não tem data para ocorrer. A CBF será notificada nesta terça-feira da decisão dos clubes e oficializar a paralisação do Regional.
Em entrevista ao Diário de Pernambuco, o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, informou que nem todos os clubes foram favoráveis a suspensão de imediato da competição. Alguns queriam ao menos encerrar a primeira fase, com jogos de portões fechados.
Mas como em alguns estados há restrições até mesmo para essa situação, e como pelo fato de ser a última rodada obrigatoriamente todos os jogos terem que ser realizados no mesmo momento, a paralisação se tornou necessária.
“Os clubes foram surpreendidos, como nós fomos, com uma decisão do governo de alguns estados que praticamente impede a realização de mais jogos e nós não podemos fazer a última rodada pela metade. Então passamos a situação para a CBF. Amanhã certamente ela definirá e imagino que deverá suspender a competição, assim como já fez nas competições que ela organiza, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro feminino”, afirmou.
O presidente da Liga também enumerou outros motivos que justificam a paralisação da Copa do Nordeste, como o posicionamento dos sindicatos dos atletas, favoráveis à suspensão dos jogos enquanto durar a pandemia do coronavírus.
“São coisas que fogem da nossa vontade, mas não podemos superar o direito à saúde das pessoas. E nem queremos isso. Alguns clubes até sugeriram realizar a última rodada de portões fechados, mas em alguns estados nem isso poderia ser feito. E por ser a última rodada, não podemos realizar alguns jogos e outros não”, concluiu Eduardo Rocha.
Apenas Fortaleza e Bahia, ambos no Grupo A, já estão garantidos na quartas de final da Copa do Nordeste. Ainda nessa chave, Botafogo-PB, ABC, Sport e CRB brigam pelas duas vagas restantes. No Grupo B, Confiança, Vitória, Náutico, Ceará e Santa Cruz brigam pela classificação.
A última rodada da Copa do Nordeste terá jogos no Recife (Sport x Confiança), em Fortaleza (Fortaleza x América-RN), Salvador (Bahia x Náutico), Maceió (CRB x Ceará), Natal (ABC x CSA), João Pessoa (Botafogo-PB x Vitória), Piripiri-PI (River x Santa Cruz) e Frei Paulo (SE) (Freipaulistano x Imperatriz).
Com diariopernambuco