Começo o texto sempre com muita alegria de poder juntos debatermos assuntos, que são pertinentes a nós e consequentemente a sociedade. O momento é delicado, melancólico e extremamente perigoso. As pessoas responsáveis por essa carnificina continuam banalizando a vida, classe politica vergonhosa. Quero aproveitar e falar com a população esse texto vai de norte a sul do Brasil. , Nós, população, também somos responsáveis, pois fazemos tudo que é proibido. Nós acabamos procurando o vírus, somos irresponsáveis e não respeitamos o isolamento que é o principal.
Aproveitando quero prestar minhas condolências para as famílias de mais de 126.266 pessoas, que perderam suas vidas pelo CORONAVIRUS, lamentável a incompetência e irresponsabilidade dos gestores. As causas são famílias desestruturadas, pessoas preocupadas com comércio e dinheiro e que se dane as vidas.
O texto é sobre o “Setembro Amarelo” mês de prevenção ao suicídio, uma triste realidade, desde que começou a pandemia o suicídio subiu 110%. Algo extremamente perigoso e triste, pois o suicídio tem como grande causador a depressão, que tem sintomas como melancolia, isolamento, baixa autoestima, vazio existencial e outros sintomas. Mas também a depressão pode vir na ansiedade exagerada, agitação e outros sintomas. E bom estarmos atento e percebemos as mudanças comportamentais, dos filhos e filhas, pessoas de nossa família e a nós também. Mudanças acentuadas é importante procurar um profissional psicólogo(a).
As formas do suicídio infelizmente tem sinais, primeiro a mudança comportamental acentuada, pessoas que falam que vão suicidar não subestime. Aquelas que perdem no isolamento temos que ter cuidado, e é bom salientar que suicídio acomete a todas as idades. Temos que ter um olhar global para essas questões, pois outras doenças psicológicas também ajudam no suicídio. Doenças como a esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo, fobias, síndrome do pânico e principalmente a dependência química, bebida alcoólica é a pior.
Por ser comercializada sem regras, o melhor para combater o suicídio e de tudo que falei no texto, procure um psicólogo (a) a clínica da psicologia é vasta com várias abordagens entre elas a psicanálise, analítica, Gestal terapia, humanista, comportamental e outros ,vamos previnir é o melhor remédio, encerrando o texto com uma música que é um clássico da MPB, do gênio Renato Russo e Legião Urbana, é assim: MAS É CLARO QUE O SOL VAI VOLTAR AMANHÃ, MAS UMA VEZ, EU SEI, ESCURIDÃO JÁ VI PIOR, DE ENDOIDECER GENTE SA, ESPERA QUE O SOL JA VEM.
Que possamos nos cuidar e cuidar de quem na sua fragilidade,é na luta que a gente se encontra, fiquemos em casa quem tiver que sair se cuide e faça procedimento de higiene,
Grande abraços.