A intenção da diretoria da União Esportiva de Futebol Amador (UEFA) é a de propagar o nome da entidade e dos patrocinadores nos quatro cantos da Capital bem como em todo o Estado e para tanto, nada melhor que levar os jogos das próximas competições, para os mais variados campos espalhados pelos bairros da Capital de MS é claro, desde que os mesmos estejam dentro das normas estabelecidas pelo departamento técnico da mesma e também dentro das recomendações do Sindicato dos Árbitros.

Visando essa propagação da modalidade em todos os campos da Capital, o departamento técnico da UEFA, anunciou para o início do ano, a realização de vistoria em vários locais e neles, serão observados alguns critérios em consonância com o sindicato dos Árbitros.

Como se sabe, os campeonatos promovidos e organizados pela UEFA, que serão iniciados no dia 23 de janeiro, serão disputados em três categorias: Livre, Veterano e Feminino.

Conforme os regulamentos serão utilizados oito jogadores na linha e mais o goleiro.

Com essa regra básica, os inspetores que integram a UEFA entre outras, terão que observar se o campo esta dentro das medidas mais ou menos exigidas, entre 60 metros de cumprimentos por 40 de largura; pelo fato de ser localizado em bairros, se o mesmo não está entre as “braquiarias” que, com o tempo chuvoso logo crescem, se existe  distancia regulamentar entre a linha lateral do mato em torno do mesmo, se o local foi devidamente limpo, se as traves estão em plenas condições, se bem que a maior usada nos dias atuais e de ferro, portanto sem problema, mas não custa nada observar com mais rigor, entre outras medidas.

Campos

Os campos que serão vistoriados logo após o início do novo ano, serão: Albuquerque, Moreninha II, Serra Azul, Campo Nobre, Tijuca, Santa Emília, Oliveira, Lagoa Dourada, Talismã, Taquaral, Buracão, localizado no Estrela Dalva, São Caetano, Campo Belo, Hortênsia e José Tavares.

“Sim, o objetivo da UEFA é o de levar para todos os cantos da cidade os jogos organizados pela entidade pra que todos tomem conhecimento, cada vez mais, da existência dela (UEFA), no sentido de fortalecer o futebol amador não da Capital, mas de forma geral em todo o Estado”, disse o presidente da entidade Cleiton Ferreira.

Cleiton disse que, os campos acima mencionados, são alguns entre outros que também serão vistoriados pela equipe e caso eles estejam dentro das normas e dos padrões exigidos, também poderão ser utilizados.

“Sim, existem mais campos e todos eles serão visitados pela equipe técnica e estando dentro das normas exigidas pela UEFA juntamente com o Sindicato dos Árbitros, poderão também ser utilizados e com isso, expandindo cada vez mais o nome da entidade”, garantiu Cleiton.

Vistoria

A diretoria da UEFA demonstra desde agora toda a preocupação com a integridade física dos jogadores bem como os envolvidos nas competições e indicou a engenheira civil Cínthia Barros, que integrará equipe de vistoria e será a responsável pela elaboração de um possível laudo técnico, caso seja necessário, a respeito do local.

Além da engenheira civil Cínthia Barros, integrarão a equipe de vistoria, o presidente da entidade Cleiton Ferreira, o diretor financeiro Júlio César Souza da silva – Júlio do Campo Nobre – Wanderson “Zoi”, do Santa Felicidade, Nilton “Ziquinho”, da Comunidade Tia Eva, Noel, do São Caetano, Betinho do Taquaral Bosque.

Competições

Como se sabe, com o planejamento voltado para as competições, realizado ainda no mês de outubro, a diretoria da UEFA marcou para o dia 23 de janeiro de 2.021, e todas disputadas simultaneamente, o início de três competições: livre, veteranos e femininos.

Na categoria livre, ao todo serão 112 times, dos quais 64 da Capital, mais 32 participantes na categoria veteranos e até o momento confirmados 12 no feminino que está dentro do planejamento da entidade, capacitada para sediar um evento com 16 times, até o momento, totalizando 156 times apenas na Capital de MS, daí, a necessidade de ter disponível vários campos, além de levar o nome da entidade e dos patrocinadores para os quatro cantos da cidade.

Com gritoregional/gilson giordano