O Comitê Olímpico do Brasil publicou o Regulamento Geral dos Jogos da Juventude 2021. A maior competição esportiva de base do país será voltada para atletas até 17 anos (sub-18) e realizada em Aracaju (SE). As 37 páginas do documento trazem o detalhamento de questões dos Jogos e também revelam a data da cerimônia de abertura: 17 de novembro de 2021 em local e horário a serem definidos.
“A publicação do Regulamento Geral é uma etapa essencial. A partir de agora, os estados e escolas ficarão cientes dos detalhes da competição e poderão se preparar da melhor forma possível em busca da oportunidade de viver a experiência dos Jogos da Juventude”, gerente-executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB.
O programa esportivo dos Jogos da Juventude 2021, anunciado no início dezembro, trouxe novidades. Taekwondo, ginástica artística masculina e feminina se juntarão às outras 13 modalidades que já faziam parte do evento (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e wrestling).
Participam dos Jogos da Juventude alunos de escolas públicas ou particulares campeões dos processos seletivos estaduais nas modalidades individuais. A partir de 2021, os estados terão a autonomia para definirem suas seleções nas modalidades coletivas. Isto é, a seleção estadual poderá ser composta por atletas representantes de mais de uma instituição de ensino