Até a segunda semana de agosto, o Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, será a casa de atletas dedicados a diversas modalidades. A autorização de uso dos espaços, concedida pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, foi formalizada em extratos publicados no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (28.07).
O Velódromo do Parque Olímpico foi liberado entre 2 e 12 de agosto para a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). No período, a seleção paralímpica da modalidade realizará a preparação final antes do embarque dos cinco atletas convocados para os Jogos de Tóquio 2020.
Desde a última segunda-feira (26.07) até 8 de agosto, a Arena Carioca 1 do Parque Olímpico sediará o TMB Challenge Plus – 1ª etapa. O torneio de tênis de mesa corresponde a uma série de rodadas regionais do TMB Platinum, campeonato nacional também realizado no Parque Olímpico durante a última semana.
Já a Arena Carioca 2 foi requisitada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) para abrigar, até o dia 13 de agosto, os treinos da seleção brasileira masculina.
“O Parque Olímpico é um instrumento importante para o fomento do esporte e para inspirar futuros atletas. Estamos empenhados em aproximá-lo cada vez mais da comunidade”, afirmou Marcelo Magalhães, secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Os eventos no Parque Olímpico seguem as medidas sanitárias para conter o avanço do novo coronavírus, como restrição de acesso aos corredores, utilização de máscara e disponibilização de higienizadores. O cronograma de limpeza também ficou mais rigoroso: áreas comuns, banheiros, maçanetas, corrimões e superfícies devem ser desinfetados regularmente.
Todos os eventos promovidos no local, como campeonatos de ginástica, boxe e beach soccer, não estão abertos ao público.
ACS