O Campeão do Sul-mato-grossense de Manoplas deverá garantir até 100 no ranking e as três equipes primeiras colocadas serão contempladas com materiais esportivos e a competição terá visibilidade mundial, pois, as disputas serão vistas pelas redes sociais, como YouTube. São alguns dos fatores determinantes que motivam a participação na segunda edição da referida competição, que reunira aproximadamente 45 competidores de cinco municípios de Mato Grosso do Sul e também de São Paulo, neste final de semana, dias 28 e 29. Será disputada em sistema de plataforma, começando no sábado, a partir da 14h30, e domingo segue com início às 9 horas. 

Conforme informações da presidente da FDBMS (Federação de Boxe do Estado de MS), Edna de Souza, dez academias/Associações serão representadas, com atletas nos naipes masculino e feminino, e não haverá divisão de categoria por peso e classe. Cada equipe deverá inscrever, no máximo, cinco atletas, que se apresentarão de suas respectivas academias, e uma central com os juízes posicionados estrategicamente farão julgamento de cada apresentação. O campeonato será disputado em três fases para conhecer o campeão, o vice-campeão e os outros dois melhores colocados.

“É uma competição diferente e é a oportunidade de valorizar a essência da modalidade, que são os golpes corretos, movimentação e variação de golpes aplicados na modalidade. Em países onde o boxe é muito popular, como Rússia e México, esse tipo de disputa é tradicional. Temos que valorizar a base da nossa modalidade”, disse Marcelo Nunes, vice-presidente da FDBMS, criador da competição no ano passado.

A presidente da FDBMS, Edna de Souza, que assumiu a entidade em junho deste ano, destaca que a iniciativa que surgiu em 2020, durante a pandemia do Coronavirus. “Realizamos a competição dessa forma porque precisaríamos movimentar a modalidade e diante da situação complicada não era possível realizar eventos de contato”, disse a dirigente.

VENCEDORES 

No ano passado, na disputa por equipe, a Moreninhas/CT Pantaneiro foi a vencedora e a segunda colocação ficou com o Ceintre/Vila Popular. Na disputa entre os boxeradores, o campeão foi Kevin Xavier (Ceeintre/Vila Popular), Muriel Nunes (Moreninhas/CT Pantaneiro) ficou em segundo lugar, e na sequencia os vencedores foram Davi Brito (CT Pantaneiro0 e Erck Pereira (Vila Popular)
Na disputa feminina, a campeã foi Kemilli Soares (CT Pantaneiro), Vice-campeã Kivim Rosa (Top Team Figthers) e 3º Lugar para Debora Rosa (Top Team Figthers)