Atleta do MS garante medalha para Brasil (Imagem: Helano Stuckert / Rede do Esporte

Mais uma medalha de Ouro com atleta sul-mato-grossense. Desta vez, a três-lagoense Silvânia Costa ganhou o bicampeã paralímpica no salto em distância da classe T11 (para atletas cegas). A brasileira saltou 5m para garantir a medalha de ouro nas Paralimpíadas de Tóquio. O salto do bicampeonato veio da quinta tentativa de Silvânia, que também garantiu sua melhor marca da temporada. A prata ficou com Asila Mirzayorova, do Ubzequistão, e o bronze com Yullia Pavlenko, da Ucrânia.

Após queimar as duas primeiras tentativas, Silvânia fez 4.76m. Na sequência, ela marcou 4.69m e o salto do ouro 5.00m. Com a medalha garantida, ela fez 4.84m em sua última apresentação. Além dela, Lorena Salvatini Spoladore participou da prova, e terminou na quarta colocação, com 4.77m, sua melhor marca da temporada.

Menos de 20 minutos após garantir a medalha, Silvânia ainda tentava classificação nos 400 metros, mas sofreu uma contratura posterior na perda direita e abandonou a prova e a chance de conquistar outra medalha.