Com Ana Matias e Carlos Linhares a direita da foto em partida na base

A Confederação Brasileira de Futebol convocou o árbitro Carlos Linhares e a assistente Ana Matias para participar do Projeto de Renovação da Arbitragem Brasileira. Os dois atuam no quadro da FFMS desde 2016 e vem numa caminhada parecida. A entidade convocou todo grupo para um período de 10 dias no interior paulista, em Águas de Lindoia.

Carlos Linhares é formado pelo curso da FFMS. “Ana Matias árbitra assistente também se formou neste ano, trilhando assim uma caminhada parecida com a minha até chegar neste momento atual. Somos grandes amigos também fora de campo”, comentou.


Linhares comentou sua participação na arbitragem de Mato Grosso do Sul e considera “a estreia no futebol profissional Série A, como uma partida marcante. Foi em fevereiro de 2018, jogo Urso e Operário de Dourados, em Mundo Novo. Também guardo com carinho a minha primeira final em categorias de base, foi em Chapadão do sul em 2017, naquela tarde me lembro bem, jogavam SERC X NÁUTICO, houve um atrito entre os técnicos das equipes, e eu conduzi bem a parte disciplinar naquela momento, após o jogo o nosso saudoso Antônio Flávio me disse: “hoje você mostrou que se tiver foco, será um grande árbitro, não apenas um assoprador de apito”, comentou com carinho nossas lembranças, e dedico este momento à memória dele.

De lá para cá, Carlos Linhares já passou por diversos jogos das categorias de base, apitando finais desde o sub-13 até o sub-20 , também nas séries A e B do estudual. “Procuro evoluir a cada dia, trabalhando os 4 pilares, social, mental, físico e técnico. Acredito que este curso será uma oportunidade de ouro para mostrar o meu trabalho. Este momento também coroa o processo de formação pelo qual estou passando, um excelente trabalho da federação, através de toda a comissão de arbitragem, juntamente com o sindicato, que investem na minha formação desde 2016. A expectativa para o futuro, são as melhores, vou procurar evolução a cada dia, um passo de cada vez, para chegar quem sabe um dia atuar na Série A do Brasileiro e até mesmo chegar a FIFA”, frisa.