O Brasil encerrou a participação na Copa América de Futsal, na tarde deste domingo (6), com uma vitória por 3 a 0 sobre a Colômbia – garantindo o terceiro lugar na competição. Ferrão, Bruno e João Victor assinalaram os gols da Seleção em duelo disputado na Arena SND, em Assunção. (PAR). O sul-mato-grossense Marcênio fez parte da equipe e também ganha medalha pela classificação.
A campanha da Canarinho termina com cinco vitórias e um empate; foram 20 gols marcados e seis sofridos durante toda a Copa América de Futsal de 2022.
O jogo
A Seleção de Futsal controlou as ações da primeira etapa. Nos minutos iniciais, Ferrão, Pito e Bruno pararam no goleiro Sánchez, enquanto a defesa brasileira, bem postada, não ofereceu chances aos colombianos.
O Brasil seguiu pressionando até que conseguiu furar o bloqueio: faltando quatro minutos, – Pito rolou o lateral pela direita, Bruno chutou firme cruzado e Ferrão, bem posicionado, apenas empurrou para o gol, abrindo o placar.
A Canarinho não diminuiu o ímpeto ofensivo e logo aumentou: em bela troca de passes – Pito serviu Ferrão na entrada da área, o capitão brasileiro tocou para Bruno, que chutou para o fundo das redes ampliando. Nos últimos segundos, Roncaglio fez uma grande defesa em pancada de Harrison Santos e evitou o gol colombiano.
Na etapa final, os colombianos iniciaram o jogo com mais posse de bola. No entanto, o Brasil conseguiu equilibrar novamente o confronto aos 12. Em desvantagem, a Colômbia arriscou mais as finalizações, mas encontrou o goleiro Roncaglio em tarde inspirada. O arqueiro brasileiro operou belas defesas em chutes de Sánchez, Pardo e Echavarría.
Quando o relógio marcou oito minutos para o término da partida, o Brasil liquidou o placar: Pito e João Victor pressionaram a saída de bola, o camisa sete desarmou o defensor, soltou um foguete e fez o terceiro, definindo o marcador.