O grupo de atletas, comissão técnica além do chefe da delegação de atletismo serão os primeiros representantes do estado com destino a competição nacional. A Federação Esporte Escolar de Mato Grosso do Sul (FEEMS) finalizou no último final de semana as Seletivas Estaduais do Gymnasiade 2022.

Este mês as delegações de 8 modalidades esportivas vão representar Mato Grosso do Sul na Seletiva Nacional que será realizada em Aracaju – SE. A competição organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e vai reunir diversos atletas de todo o Brasil entre os dias 07 de março a 19 de abril. Nesta quarta-feira (3) a CBDE publicou em seu site oficial um documento de autorização de viagem nacional para preenchimento dos responsáveis pelos estudantes que irão participar do evento. A deleção sul-mato-grossense feminina de atletismo será a primeira a deixar o estado com destino a capital sergipana.

A equipe feminina embarca já no próximo domingo (6) saindo de Campo Grande às 13h (horário local) com a previsão de chegada ao destino por volta da meia noite e cinco minutos (horário de Brasília). Serão 14 componentes presentes no voo sendo 13 atletas junto ao técnico Waldir Nogueira de Jesus.  

No dia seguinte será a vez dos representantes da categoria masculina seguirem viagem, saindo da capital morena às 09h50 (horário de MS) com previsão de chegada ao destino às 19h (horário de Brasília). No total somando todos os integrantes, serão 20 passageiros decolando em direção a Gymnasiade Nacional sendo que destes 17 são estudantes-atletas.

A

Seletiva Nacional Gymnasiade 2022 é considerada uma das mais importantes do calendário de desporto escolar brasileiro. Ao fim da disputa, os estudantes nascidos nos anos 2004, 2005 e 2006 com os melhores desempenhos, vão representar a delegação brasileira no mês de maio no Gymnasiade Internacional em Normandia na França. 

A Seletivas Estaduais foram realizadas pela Federação Escolar de Esporte de Mato Grosso do Sul (FEEMS) e tem o patrocínio da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), além de conta com o apoio de federações de cada modalidade. No mês de janeiro e fevereiro foram realizadas 8 seletivas nas modalidades de Atletismo, Tênis de Mesa, Judô, Ginástica Rítmica, Natação, Taekwondo, Wrestling e Basquete 3×3 cujo os melhores rankiados garantiram presença no Gymnasiade Nacional para representar o estado de Mato Grosso do Sul.

Programa de Apoio às Federações (PAF)

O presidente da Federação Escolar de Esporte de Mato Grosso do Sul (FEEMS), Marcos Aguilera, destaca que um dos grandes diferenciais da Seletiva Estadual é o Programa de Apoio às Federações (PAF). Sem os recursos desse programa da CBDE, talvez não fosse possível realizar a competição da forma como está sendo realizada.