Atletas da Federação de Tênis de Mato Grosso do Sul (FTMS), da categoria infanto-juvenil, disputam neste fim de semana a Copa das Federações, uma das competições mais tradicionais do calendário nacional, realizada em Uberlândia (MG).
São 24 atletas, de 7 a 17 anos, disputando 8 categorias. A seleção foi formada após duas etapas classificatórias, valendo ranking estadual e nacional. A primeira aconteceu em Chapadão do Sul, no ITPT & CTE, e a segunda em Campo Grande, no Rádio Clube Campo.
Os irmãos Pedro e Davi Maltez, de 8 e 12 anos, respectivamente, são dois dos representantes de Mato Grosso do Sul no torneio.
Davi iniciou no tênis aos 8 anos, e Pedro precisou esperar a idade mínima (4 anos) para começar a treinar. Desde então, estão empenhados em evoluir e aproveitar os bons momentos que o esporte proporciona.
Mireile Mucke, dona de casa e torcedora nº1 dos filhos, viajou à Uberlândia para acompanhar a competição. Para ela, a experiência de ver os filhos disputarem um torneio de alto nível está sendo maravilhosa.
“O nível dos jogos aqui são altíssimos, os atletas são os melhores de cada estado. Então, em cada partida eles aprendem muito e buscam dar o melhor em quadra. Como mãe, ver isso, é maravilhoso. Não se trata de ganhar ou perder e sim de buscar e lutar.”
A mãe também destacou a importância do esporte para o desenvolvimento dos filhos, não só dentro no tênis, mas na vida.
“O clima é de competição mesmo. Estão lidando com torcida estilo Copa Davis, precisam lidar com as pressões que estão fora da quadra também. Esse tipo de competição amadurece o emocional e o relacionamento social, ensina a tomar as melhores decisões não só em quadra, mas na vida”, conclui.
Copa das Federações
O torneio reúne 420 atletas de 16 estados e do Distrito Federal, e acontece até segunda-feira (25), no Praia Clube, em Uberlândia.
É a primeira edição do evento desde o início da pandemia da Covid-19, que impossibilitou sua realização nos últimos dois anos.
O torneio é disputado nos mesmos moldes da Copa Davis e da Billie Jean King Cup, nas categorias: 9 e 10 anos (sem contar pontos na classificação geral) e 12, 14, 16 e 18 anos.
Participam da edição deste ano os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.
O último campeão da competição foi o Rio Grande do Sul, em 2019. São Paulo, é o estado com o maior número de títulos (13).
Após a Copa, de 26 a 30 de julho, será realizado o Brasileirão GA+, que reúne os melhores atletas federados do País.
Com Correio do Estado