O diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Silvio Lobo Filho, participou, junto ao diretor-executivo da instituição, Paulo Ricardo Nuñez, do IX Fórum Nacional de Secretários de Esporte. Neste ano, o encontro ocorreu em Rio Branco, capital acreana, reunindo representantes de 16 estados brasileiros, nos dias 10 e 11 de agosto. Além dos representantes esportivos das unidades federativas, o evento também contou com a presença de membros da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), debatendo o desenvolvimento dos Jogos Escolares e Jogos Universitários Brasileiros.
Um dos focos do encontro foi a aprovação do novo estatuto do Fórum, além de alterações no artigo 214 do Projeto de Lei n° 1153, de 2019, prevendo o aumento do percentual investido em esporte amador e escolar. Uma vez aprovada a nova proposta, 2% do valor arrecadado por operadores de apostas esportivas serão direcionados de forma fracionada a diversas instituições ligadas ao esporte.
“O objetivo deste debate é discutir a transferência de recursos da União para os estados, provenientes da receita correspondente à loteria”, declara o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho. “Discutimos o acréscimo aos recursos existentes, a forma de transferência, a operacionalização dessa dinâmica, assim como o impacto que tal investimento representará no esporte brasileiro”, pontua.
Em meio aos diversos debates e discussões, os representantes sul-mato-grossenses tiveram a oportunidade de apresentar o histórico da Fundesporte em Mato Grosso do Sul, desenhando os impactos e investimentos ocorridos ao longo dos últimos sete anos. “Apresentamos todas as ações executadas e políticas implementadas ao longo de dois mandatos. Destacamos os pontos fortes que promoveram uma revitalização do esporte em todo estado”, conta Silvio. “Dissecamos nossa dinâmica de atuação, demonstrando como conseguimos elevar o esporte sul-mato-grossense a um nível antes nunca alcançado”, destaca.
Para o diretor-executivo da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, o encontro trouxe trocas de experiências entre os gestores estaduais. “Cada estado teve a oportunidade de demonstrar como o esporte tem sido promovido em sua região, e acredito que nossas ações, projetos e editais tiveram um papel de destaque. São ações promovidas desde 2015, que com certeza colocaram Mato Grosso do Sul em uma posição privilegiada na conjuntura do esporte nacional”, conclui.