Mato Grosso do Sul encerrou a temporada nacional de taekwondo em grande estilo. A equipe sul-mato-grossense conquistou 15 medalhas na Copa do Brasil Embaixador 2022, que teve disputas de 1º a 4 de dezembro no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), em Recife (PE). A delegação teve o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).
Das 15 medalhas obtidas, 10 foram de ouro, três de prata e duas de bronze. Coordenada pela Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul (FTkdMS), a seleção estadual contou com 22 atletas, da Equipe Fábio Costa (Campo Grande), Associação de Lutas, Artes e Cultura (ALAC – Campo Grande) e Associação Três-Lagoense de Taekwondo (ATL – Três Lagoas). Os técnicos foram Fábio Costa, Robson Carvalho, Sonia Carvalho e Celso Souza. Estes dois últimos também competiram pela classe máster.
O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd) e reuniu 984 atletas de todas as regiões do Brasil, nas categorias infantil, cadete, juvenil, sub-21, adulto e máster, competindo kyorugui (luta) e poomsae (formas), entre faixas coloridas e pretas.
Nas categorias de faixa preta, os atletas somaram pontos no ranking nacional da modalidade, conquistando, assim, vaga para o Grand Slam do ano que vem, campeonato que define a seleção brasileira de taekwondo. Segundo o técnico Fábio Costa, presidente da FTkdMS, Mato Grosso do Sul teve a melhor participação na Copa do Brasil até hoje. “Conseguimos muitas medalhas, principalmente de ouro, e estamos muito felizes. Depois de todo o trabalho que tivemos ao longo do ano, no final fomos recompensados desta maneira. Os atletas representaram muito bem o estado e estamos voltando com a mala cheia”.
Para Fábio Costa, 2022 foi um ano especial para o taekwondo sul-mato-grossense. “Foi maravilhoso, porque trouxemos medalhas importantes de todos os eventos nacionais e Mato Grosso do Sul vai com um grupo grande de atletas para o Grand Slam, para pleitear vaga na seleção brasileira”, enfatiza.
Um dos destaques da temporada foi o atleta Luiz Felipe de Almeida Aquino, que há anos representa Mato Grosso do Sul em alto nível. Com apoio da Fundesporte, neste ano o taekwondista participou de diversos eventos internacionais em busca de pontos para o ranking mundial, percorrendo países como o Chile, Costa Rica, Estados Unidos, e Bósnia e Herzegovina. Na trajetória, o sul-mato-grossense de 18 anos superou o campeão mundial e o líder do ranking internacional.
Confira todas as medalhas faturadas por Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil Embaixador de Taekwondo 2022:
OURO
Aparecido da Silva Gama – máster 4 -58 kg (faixa preta) – Equipe Fábio Costa
Carlos Henrique Alvarenga – infantil +52 kg (faixa preta) – Equipe Fábio Costa
Crhis Regiane de Souza – máster 5 -57 kg (faixa preta) – ALAC
Gabriela Lemes Moreira – infantil +52 kg (faixa preta) – Equipe Fábio Costa
Luiz Felipe Aquino – adulto -58 kg (faixa preta) – Equipe Fábio Costa
Sonia Teresinha Carvalho – máster 3 -57 kg (faixa preta) – ALAC
Vitória Pinheiro Bitencourt – cadete -47 kg (faixa preta) – Equipe Fábio Costa
Bruno Jara Gonçalves – cadete -61 kg (faixa colorida) – ALAC
Eraldo Diego Fróes – júnior -51 kg (faixa colorida) – ALAC
Patrick Barbosa Both – máster 2 +80 kg (faixa colorida) – ALAC
PRATA
Lucas Vieira Kanashiro – cadete -45 kg (faixa preta) – Equipe Fábio Costa
Thays Henrique de Souza – cadete -51 kg (faixa preta) – ATL
Luiz Fernando Nonato – cadete -49 kg (faixa colorida) – ALAC
BRONZE
Celso Conceição de Souza – máster 3 +80 kg (faixa preta) – ATL
Jheferson Glaciel da Silva – cadete -57 kg (faixa preta) – Equipe Fábio Costa
Fonte – Lucas Castro/assessoria Fundesporte