Enquanto o time profissional disputa a fase semifinal do Campeonato Sul-Mato-Grossense, a diretoria do Operário FC não deixa de trabalhar as categorias de base do clube. Nesta semana, o vice-presidente e responsável pelas categorias inferiores do clube, Edilson Osnei Duarte apresentou Elvis Delgado como técnico do time Sub-20.
Com diversas conquistas em competições de base, o treinador será o responsável na busca do título estadual e assim levar o Galo de volta à Copa São Paulo de Juniores e garantir vaga na Copa do Brasil da categoria. Elvis estava há poucos dias no São Gabriel FC.
De acordo com o dirigente, o início do trabalho com o time Sub-20 é uma continuidade da temporada 2022, quando o clube disputou competições também nas categorias Sub-15 e Sub-17.
A previsão é de que o Campeonato Estadual Sub-20 comece em junho e a preparação até a estreia deve ser de aproximadamente dois meses, incluindo amistosos com clubes do Estado e do interior de São Paulo.
Para comandar o time sub-20 do OFC o técnico Elvis Delgado é confirmado pelo vice-presidente Coronel Duarte (FOTO – ANDERSON RAMOS)
Sobre o técnico, Edilson Duarte aponta o currículo com o perfil procurado pelo clube para desenvolver um trabalho integrado com outras categorias. “A escolha do Elvis se deu pela experiência na base, onde é multicampeão. Ele estava em uma equipe do interior e foi convidado a se juntar a nós para comandar esse projeto, com um trabalho contínuo, incluindo outras categorias e preparando jogadores para o time profissional do Operário, fazendo com que tenhamos aqui uma base de atletas”, disse.
Esse pode ser o início de um planejamento para o Operário ter o reconhecimento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como “Clube Formador”. Para isso, o trabalho em categorias de base deve ser contínuo por, pelo menos, três anos. “Para isso precisamos ter locais adequados de treinamento, alojamento, uma equipe multidisciplinar para atendê-los na sua formação como atleta do futebol. Isso é possível fazermos com parcerias com os setores público e privado. Com essa certificação, é possível que se ingresse com projetos no CBF Social e obtermos recursos da entidade na formação de atletas”, completa.
DIRECIONAR PARA O PROFISSIONAL
Elvis Delgado já comandou a categoria Sub-17 do Operário e chegou a comandar o time Sub-20 em uma competição amadora em dezembro. Agora, foi efetivado na categoria para a temporada 2023. Delgado tem a licença C da CBF, direcionada para categorias de base até Sub-15 e programa para este ano o curso para a licença B, direcionado para as categorias Sub-17 e Sub-20.
Segundo o treinador, o objetivo é encerrar o ciclo de disputa de uma competição, desmonta o time e espera outro campeonato para reiniciar o treinamento. “Precisamos pensar em um trabalho a longo prazo, começando no Sub-13, passando as categorias até estar pronto para o profissional. Nós pecamos nessa situação porque quebramos essa sequência. A diretoria do clube está preocupada com isso e nossa conversa foi no sentido de desenvolver esse projeto”.
Para esse Estadual, o clube deve trazer jogadores em atividades em outros clubes para reforçar o elenco. “Infelizmente, por causa desta quebra de sequência, não temos jogadores disponíveis para disputar a categoria. Por isso vamos trabalhar com jogadores mais experientes que vão chegar com o pensamento de buscar o título, estar na Copinha e chegar ao profissional em 2024. Esperamos no próximo ano encaixar seis ou sete jogadores no time principal do Galo”, afirma o treinador.
Para o presidente Nelson Antônio da Silva, o clube precisa trabalhar mirando a taça. “Essa é a expectativa com essa Comissão Técnica. Precisamos fazer uma boa seleção de atletas, sejam do Estado ou de outras localidades, e montar um time competitivo para buscar o título estadual e disputar a Copa São Paulo e a Copa do Brasil em 2024”, resume.
O pesidente alvinegro, Nelson Antônio da Silva, acredita no projeto da Base do OFCr
Para essa nova etapa, a direção está projetando uma estrutura similar à utilizada pelo time profissional. O Centro de Treinamento utilizado é da antiga Cobel Construtora, na saída para Três Lagoas. “Iremos continuar com atletas de Campo Grande e do Estado que já estão com contrato com o clube e trazer alguns jogadores de outras regiões do Brasil para reforçar a equipe para a competição”, conclui Edilson Duarte.
Com assessoria