Presidente da entidade divulgou os detalhes na nova copa (Foto: Harold Cunningham - FIFA/FIFA via Getty Images)

Neste domingo (17), a Fifa anunciou a criação da Copa Intercontinental, que terá a primeira edição em 2024, realizada de forma anual. A novidade foi comunicada após a reunião do Conselho da entidade, em Jedá, na Arábia Saudita.

Aprovado em março de 2023, o formato da competição também foi divulgado, com o vencedor da Liga dos Campeões garantido na final. As outras equipes terão que disputar a primeira fase do campeonato, além dos playoffs.

  • O campeão da Liga dos Campeões da Ásia ou o campeão africano enfrenta o vencedor do título da Oceania. Quem vencer, enfrenta a equipe que ficou “na espera” (asiática ou africana), determinada por sorteio em 2024.
  • O campeão da Confederação da América do Norte e Caribe (Concacaf) enfrenta o vencedor da Libertadores, em um jogo único, na casa de um dos dois times (decidido por sorteio e alternado a cada ano).
  • Playoffs: os vencedores de cada lado participam do mata-mata, realizado em campo neutro.
  • O vencedor enfrenta o campeão da Liga dos Campeões, em jogo válido pela final da Copa Intercontinental, em estádio neutro.

Além disso, a Fifa divulgou a data da final de 2024, marcada para 18 de dezembro. O vencedor da “Orelhuda” descobre seu adversário no dia 14, apesar de ainda não ter sido anunciado os dias para a primeira fase da competição.