Cinco títulos em três dias é a marca de Gisele Rosa no Desafio Norte Sul Plaza, etapa do Circuito Estadual de Badminton. A jovem atleta ganhou o torneio de simples nas categorias Sub-15, Sub-19 e Principal e integrou as duplas feminina e mista vencedoras. A jogadora dominou as quadras montadas pela Federação Sul-Mato-Grossense de Badminton (FESBd), no Shopping Norte Sul Plaza, no último fim de semana.

Na sexta, a disputa foi nas categorias Sub-13 e Sub-15. Dezenas de jogadores da Capital e do Interior competiram pelos primeiros lugares. Os atletas de Aquidauana foram os destaques do dia. Os vencedores da Sub-13  – Emanuely Vilalba e Kaue Aguilera  –  e o campeão masculino da Sub-15 Gustavo Fontes – vieram da cidade Portal do Pantanal. O município ainda abocanhou o ouro na dupla masculina Sub-13.

Com poucos meses de treino, Gustavo é uma promessa do esporte. Vencedor de três etapas do estadual e campeão escolar na faixa dos 12 a 14 anos, o garoto comemorou o título e falou sobre o esporte. “Estou muito feliz. O badminton é muito bom de se jogar. Você faz amigos, conhece lugares que nem imaginava. Vou continuar treinando para vencer mais vezes”. O colega Kaue completou. “A gente de Aquidauana ganhou porque tem muita garra e vontade de vencer. Estamos treinando muito para continuar assim”.

A festa de Gisele também começou na sexta. A jogadora venceu a Sub-15 com facilidade. No sábado foram mais duas conquistas: Sub-19 e Principal. A última disputa deixou a atleta apreensiva. Enfrentando jogadoras adultas, Gisele jogou partidas difíceis, teve momentos de nervosismo, mas se concentrou e conseguiu conquistar o título de melhor jogadora de badminton do Estado.

Professor Marcos e Lázaro que estiveram na disputa

“Estou muito feliz porque nunca imaginei que pudesse ser campeã estadual, ainda mais em tantas categorias. Eu vim de uma cidade bem pequena, no interior do Mato Grosso e nunca pensei que pudesse conquistar títulos importantes. Eu testei vários esportes, mas me identifiquei mesmo com o badminton. É muito bom. Vou seguir praticando para um dia disputar as Olimpíadas”, disse a jovem que já tem no currículo uma conquista nacional, o bronze na dupla feminina –  junto com a colega Isabely Wachi – nos Jogos Escolares da Juventude.

MASCULINO

No masculino, a disputa foi mais acirrada. Os campeões não se repetiram nas diferentes categorias. Destaque para o torneio principal. A decisão entre Leandro Lázaro e Gabriel Sanabria foi uma aula de badminton e um estímulo para o esporte. Atletas e público do shopping assistiram a uma partida com show de técnica e estratégia. No fim, o título foi para Leandro que fez questão de elogiar o badminton de Mato Grosso do Sul.

“O badminton de Mato Grosso do Sul não fica devendo em nada para o do restante do país. São muitas pessoas praticando e é bem organizado. Tenho certeza de que logo, muitos resultados nacionais serão conquistados. Para mim é um prazer competir aqui. É a terceira vez que participo de uma etapa do estadual e o nível só aumenta”, avaliou o goiano que vive em Cuiabá e já venceu a categoria principal do circuito sul-mato-grossense três vezes.

Leandro ainda formou com Gisele a parceria vencedora do torneio de duplas mistas, disputado na manhã de domingo. Pouco antes, a atleta havia ficado com o título na dupla feminina – junto com Ana Vitória Rocha – e ele com o primeiro lugar na dupla masculina, com o parceiro Marco Aguillera.

O desafio foi considerado pela organização um sucesso de público, participação e bom nível técnico. “Tivemos um ano excelente e fechamos bem com esse torneio no shopping que aproximou o esporte da população que pode conhecer o badminton. Mais de 500 pessoas passaram para assistir bons jogos, durante os três dias. Também pudemos estrear o tapete olímpico, pista oficial de competição, que com certeza vai ajudar a melhorar o desempenho de nossos atletas. Foi muito positivo, conseguimos vários parceiros e temos certeza de que em 2018 teremos um ano ainda melhor, com mais conquistas para o badminton e para o Mato Grosso do Sul”, analisou Marco Aguilera, da FESBd.

com assessoria