Esportes - Ciclismo - categoria elite masculino da prova 9 de Julho de Ciclismo no AutÛdromo de Interlagos - S„o Paulo SO - 09/07/2011 - Foto Fernando Dantas/Gazeta Press

Uma das mais tradicionais competições de ciclismo brasileiro abriu inscrição para os atletas e equipes. A 72ª prova Ciclística Internacional 9 de Julho, organizada pela Gazeta Esportiva, disputada nas ruas de São Paulo, e deve receber competidores de todo Brasil. Mato Grosso do Sul sempre esteve representado é deve ser um dos pontos altos dos ciclistas. Um dos melhores resultados sul-mato-grossense foi em 1986, quando Gilmar Elias Batista, na então equipe da Perkal, conseguiu a quinta colocação na Elite.

Ciclista foi uma das maiores revelações do MS (foto-Cláudio Severo)

O douradense Fernando Gonzales (foto), em 1985, ainda é o único sul-mato-grossense a ganhar a prova na categoria novato. A corrida foi disputada na época no Parque do Ibirapuera.

HISTÓRIA

Prova Ciclística 9 de Julho foi criada pelo jornalista Cásper Líbero, patrono da Fundação Cásper Líbero, para homenagear a Revolução Constitucionalista. A primeira edição da corrida foi realizada em 1933. A competição é disputada nas categorias elite masculino, elite feminino e geral e já fez parte do calendário UCI America Tour.

Com a presença de ciclistas argentinos e uruguaios, a competição ganhou, em 1947, o título de Prova Ciclística Internacional 9 de Julho. Depois, vieram representantes de mais de 15 países. O primeiro estrangeiro a cruzar na frente a linha de chegada foi o argentino Jorge Oliveira, em 1948.

Em toda sua história, a Prova deixou de ser realizada de 1941 a 1946 (época da Segunda Guerra Mundial), de 1952 a 1954 e de 1966 a 1968. As mulheres passaram a competir a partir de 1985.