Bruna Vieira de Jesus é uma atleta nata. Desde pequena defende o time da escola no handebol, mas o esporte em que se destaca mesmo é o atletismo. Recordista brasileira Sub-16 no lançamento de dardo, a jovem está em Joinville (SC) para a disputa da fase regional dos Jogos Escolares da Juventude para defender o Colégio Raul Sans de Matos – Funlec, de Campo Grande (MS), pela última vez no esporte que mais ama.
“Infelizmente chegou o momento. Se o nosso time se classificar para a etapa nacional dos Jogos Escolares, eu pretendo disputar a competição tanto no atletismo quanto no handebol, esporte que eu mais gosto. Mas é no atletismo que eu me destaco e não dá mais para conciliar as duas modalidades”, afirmou Bruninha, que completa 16 anos na próxima segunda-feira, dia 1º de outubro.
Bruna viajaria para encontrar a equipe brasileira que vai disputar os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, em outubro, na sexta-feira, dia 28, mas conseguiu adiar a passagem para domingo, logo após encerrar a sua participação na maior competição escolar do país.
“Houve uma coincidência de datas e eu tive que pagar, com a ajuda da escola, a passagem para o Rio de Janeiro. Vou me encontrar com o restante da delegação lá e no dia 2 a gente embarca para a capital argentina”, disse Bruna. “Toda a equipe do atletismo já disputou os Jogos Escolares, menos o atleta da marcha atlética. Foi aqui na competição que eu melhorei muito os meus resultados tanto em 2016 quanto no ano passado, quando bati o recorde brasileiro”.
Até esses últimos dias do mês de setembro, Bruninha treinava com as meninas da escola no handebol das 14 às 16 horas e às 17 horas iniciava o treinamento no atletismo: “Eu não conseguia dar 100% no treino do atletismo. Não dá pra focar em dois esportes. Tenho que me concentrar mais no dardo se eu quiser alçar voos maiores”, ressaltou.
A atleta já recebeu convites para treinar em outros clubes brasileiros, principalmente de São Paulo, mas disse que prefere ficar na capital sul-mato-grossense. Pelo menos por enquanto.
“Pensei em treinar no ano que vem no IEMA – Instituto Elisângela Maria Adriano, de São Caetano do Sul (SP) – porque é o melhor clube do Brasil especializado nos treinamentos de lançadores e arremessadores, uma indicação do meu amigo Guilherme Morais, que também vai disputar os Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, mas decidi ficar no Mato Grosso do Sul. Continuo evoluindo no esporte, fico mais feliz no lugar onde eu moro, não sinto a falta de ninguém, então não tem porque eu ir morar em outra cidade”, afirmou, com absoluta certeza do que quer para o seu futuro.
A equipe do Colégio Raul Sans de Matos – Funlec estreou com derrota no torneio feminino de handebol para jovens atletas de 15 a 17 anos. O time perdeu por 24 x 10 para as paranaenses do Colégio Santa Maria, de Cascavel, na manhã desta quinta-feira, dia 27. Vale lembrar que apenas duas equipes por esporte, categoria e sexo conquistam vaga para a etapa nacional dos Jogos escolares da Juventude, de 12 a 25 de novembro, em Natal (RN).