A judoca Aléxia Vitória Nascimento faturou, nesta terça-feira (19.11), o tricampeonato dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – Etapa Nacional, em Blumenau-SC. A atleta campo-grandense, da Escola Estadual Orcírio Thiago Oliveira, ajudou também a delegação de Mato Grosso do Sul a fechar o terceiro dia de evento com duas medalhas, de 10 obtidas até o momento. O Time MS recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
O ouro foi alcançado na categoria meio-leve (até 48 kg), para atletas de 15 a 17 anos, que pisaram pela primeira vez nos tatames blumenauenses. Aléxia começou sua trajetória rumo ao tricampeonato nas oitavas de final, contra a carioca Beatriz Lopes. Nas quartas, derrubou Fabiane Pires, do Distrito Federal, e na semifinal, a maranhense Maysa Carvalho. A “hora da verdade” foi diante de Krishna Alves, do Rio Grande do Sul.
Segundo o pai e técnico de Aléxia, Alessandro Souza Nascimento, um dos membros da comissão técnica sul-mato-grossense nos JEJ, o tri já era esperado, mas foi preciso concentração. “Eu a orientei o tempo todo para não perder o foco, sempre ligada no objetivo maior que era o título. Deu certo e conseguimos o tão esperado tricampeonato para coroar mais um ano”.
O sensei afirma que todas as lutas tiveram alto grau de dificuldade, em especial a primeira, classificada por ele como “a final” no percurso da campo-grandense até o lugar mais alto do pódio. “Ela [Aléxia] pegou a segunda do ranking nacional na categoria e, por isso, foi, teoricamente, a final”.
Na briga pelo ouro, Nascimento relata que a adversária, a gaúcha Krishna Alves, deixou cair no tatame um nebulímetro, popularmente conhecido como “bombinha de asma”. Após o incidente, foi desclassificada, por infringir as regras oficiais da modalidade.
A segunda medalha de Mato Grosso do Sul do dia ficou por conta de Leticia Reis de Souza Borges, da Escola Estadual Rui Barbosa, de Campo Grande. Pela categoria superligeiro (até 40 kg), a judoca da capital iniciou vencendo Mary Lucas, do Rio de Janeiro, nas oitavas de final. Na fase posterior, passou pela baiana Ashila Mota. A sul-mato-grossense acabou eliminada para Rebeka Venceslau, do Pernambuco, na semifinal. A pernambucana, no fim, sagrou-se campeã. Leticia Borges teve de superar Viviane Vieira, do Ceará, na repescagem, para colocar o bronze na mala.
Até o momento, Mato Grosso do Sul tem 10 medalhas (quatro de ouro, uma de prata e cinco de bronze) no quadro geral e já supera a marca da etapa nacional do ano passado, finalizada oito condecorações.
As disputas da arte marcial japonesa terminam nesta quarta-feira (20.11), em mais um dia de lutas na faixa etária de 15 a 17 anos, só que agora nas categorias meio-médio, médio, meio-pesado e pesado.
Confira os sul-mato-grossenses que estarão nos tatames:
Feminino – Meio-médio (até 57 kg)
Milena Maria Demarco (Colégio Dom Bosco, de Campo Grande) – Começa na fase 16 avos de final, contra Mirian Oliveira, de Santa Catarina.
Feminino – Médio (até 63 kg)
Luanna Nascimento (Escola Estadual General Malan, de Campo Grande) – Começa nas oitavas de final, contra Lilian dos Santos, do Sergipe.
Feminino – Meio-pesado (até 70 kg)
Raiane Marti (Escola Estadual Flavina Maria da Silva, de Campo Grande) – Começa na fase 16 avos de final, contra Bianca Araújo, do Paraná.
Feminino – Pesado (acima de 70 kg)
Karla Oliveira (Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, de Campo Grande) – Começa nas oitavas de final, contra Ana Malheiros, do Amapá ou Stefany Souza, do Espírito Santo.
Masculino – Meio-medio (até 73 kg)
Gabryel Vieira Romero (Escola Estadual Amando de Oliveira, de Campo Grande) – Começa na fase 16 avos de final, contra Eliakim Oliveira, de Rondônia.
Masculino – Médio (até 81 kg)
Giovane Alexandre Cano (Colégio Anglo Unigran, de Dourados) – Começa na fase 16 avos de final, contra Rhezon Costa, do Maranhão.
Masculino – Meio-pesado (até 90 kg)
Renan Sena (Escola Estadual Blanche dos Santos Pereira, de Campo Grande) – Começa nas oitavas de final, contra Armand Dronneau, do Paraná.
Masculino – Pesado (acima de 90 kg)
Kaique Dantas Pires (Escola Estadual Flavina Maria da Silva, de Campo Grande) – Começa nas oitavas de final, contra Thales da Silva, do Paraná.
Com assessoria