A primeira medalha de Mato Grosso do Sul nos Jogos da Juventude 2022, em Aracaju (SE), foi na natação. Amanda Campos Abdallah faturou a prata nos 200 metros borboleta. A competição é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a delegação sul-mato-grossense é coordenada pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Além de abrir a contagem para o estado no maior evento multiesportivo para atletas de base brasileiros, esta foi a primeira medalha conquistada por Amanda em uma etapa nacional escolar, chegando à marca de 2min35s63 na prova. “Eu estou muito feliz e orgulhosa de poder ganhar essa medalha representando o meu estado”, confessa a nadadora, que recebe o benefício estadual do Bolsa Atleta.
No entanto, a corumbaense de 15 anos, que hoje mora em Campo Grande, já é velha conhecida dos pódios Brasil afora. A atleta de Mato Grosso do Sul voltou para casa com a bagagem mais cheia nas últimas três competições nacionais em que participou, sempre no nado borboleta. No Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Inverno do ano passado, foi bronze nos 200 metros, repetindo a mesma cor de medalha na Gymnasiade (Olimpíadas Escolares), nos 100 e 200 metros. Já em 2022, ficou com a prata nos 100 metros na Copa das Confederações.
Mais atletas de Mato Grosso do Sul entraram em ação também neste sábado (3), no atletismo, badminton, tênis de mesa e vôlei de praia. Um dos destaques é Ana Laura Cordeiro, do atletismo, que, na fase classificatória, foi a primeira colocada de sua série nos 400 metros, com o tempo de 1min00s390. A três-lagoense disputa a final da prova e é uma das favoritas a subir ao pódio.