Atletas do MS buscam vagas na seleção brasileira (foto-acs)

Valendo vaga na seleção brasileira de taekwondo. De 8 a 12 de janeiro, o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), será palco do Grand Slam de Taekwondo 2023, com a participação de nove atletas e quatro técnicos de Mato Grosso do Sul. A delegação sul-mato-grossense tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) e Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte). 

Organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd), os combates acontecerão na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico, envolvendo os estilos kyorugui (lutas) e poomsae (conjunto sequencial de movimentos fundamentais variados da arte marcial), nas categorias infantil, cadete, juvenil, sub-21 e adulto.

A equipe sul-mato-grossense embarca nesta terça-feira (7). No ano passado, Mato Grosso do Sul fechou a competição com três medalhas de bronze. Para o técnico e chefe de delegação, Fábio Costa, a expectativa para 2023 é maior. Em 2021 o evento não foi realizado devido às complicações da Covid-19.

“No ano passado, ainda estávamos saindo da pandemia, os atletas retornando e não tiveram oportunidade de participar de competições, mas mesmo assim alguns foram ao Grand Slam. Agora será diferente, porque passaram 2022 inteiro rodando, participando de campeonatos e ganhando medalhas. Então, nossa expectativa é colocar vários atletas na seleção brasileira neste ano”, salienta Fábio Costa, que também preside a Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul (FTkdMS).

Os taekwondistas de Mato Grosso do Sul representam a Equipe Fábio Costa de Taekwondo, Associação Faixa Preta de Taekwondo e Associação Três-Lagoense de Taekwondo. As disputas na Cidade Maravilhosa começam na quinta-feira (9). Confira a programação completa: Programação – Grand Slam de Taekwondo.

Veja a lista de atletas e técnicos sul-mato-grossenses que estarão no Grand Slam de Taekwondo 2022:

Atletas

Carlos Henrique Estival Alvarenga – cadete – até 65 kg

Gabriela Lemes Bazilio Moreira – cadete – acima de 59 kg

Jheferson Glaciel Ribas da Silva – cadete – até 57 kg

Luan Gabriel de Jesus Carvalho – júnior – até 55 kg

Lucas Vieira Kanashiro Masculino – júnior – até 45 kg

Luiz Felipe de Almeida Aquino – adulto – até 58 kg

Thays Henrique de Souza – cadete – até 51 kg

Vitoria Pinheiro Bitencourt – cadete – até 44 kg

Yumi Rodrigues Elias da Silva – cadete – acima de 59 kg

Técnicos

Celso Conceição de Souza

Fábio Ribeiro de Sena Costa

Roberto Elias da Silva

Robson de Jesus Carvalho

Lucas Castro – assessoria