Os melhores jogadores de badminton do Estado participam, neste fim de semana, da última etapa do ano do circuito estadual da modalidade: a Etapa Norte Sul Plaza. A competição começa na tarde desta sexta-feira (15), às 14h, com as categorias iniciais – Sub-13 e Sub-15. No sábado, disputa na sub-19 e na adulto. Na manhã de domingo, o desafio é em duplas. O Shopping Norte Sul Plaza abriga o campeonato.

A parceria entre a Federação Sul-Mato-Grossense de Badminton (FESBd) e o Norte Sul leva pela primeira vez uma etapa do circuito estadual para um shopping. A área de competição está montada próximo ao Fort Atacadista. “Fizemos a proposta que foi muito bem recebida pela direção do Norte Sul e vamos poder aproximar ainda mais o público de nosso Estado do badminton que é um esporte novo, que tem crescido bastante e, que após essa etapa, temos certeza de que terá ainda mais adeptos”, disse o presidente da federação, professor Marco Aguilera.

O badminton é um esporte simples, de equipamentos de baixo custo que vem ganhando espaço no Brasil. Com raquetes, petecas e uma rede dividindo os campos é possível praticar a modalidade em locais fechados e ao ar livre. O objetivo é fazer com que a peteca caia na quadra adversária. Os torneios podem ser de simples (individual) ou em duplas (mistas, femininas, masculinas).

No Mato Grosso do Sul, o badminton foi organizado oficialmente, em 2015, com a criação da FESBd que tem como meta principal difundir o esporte no Estado. Nos últimos dois anos, a federação tem investido em cursos de capacitação de técnicos e árbitros, na interiorização da modalidade e na formação de atletas. Uma das principais frentes de trabalho é o projeto “Conhecendo o Badminton” que ensina o esporte a pessoas de todas as idades, em vários polos na Capital.

O sucesso das iniciativas mereceu reconhecimento nacional. A confederação da modalidade encaminhou para o Estado uma pista oficial de competição que será usada pela primeira vez, na etapa Norte Sul Plaza. “Isso é muito importante porque nossos atletas passam a jogar no Estado, no mesmo piso dos campeonatos nacionais. Com certeza vai ajudar na melhoria de nosso desempenho nos brasileiros”, avaliou o professor Aguilera.

Centenas de pessoas já estão praticando e o público que prestigiar a competição poderá ver habilidosos jogadores em todas as faixas etárias. Na sexta, os pequenos da Sub-13 mostram que desde a iniciação é possível fazer belas jogadas. Na Sub-15, o destaque é a medalhista de bronze dos Jogos Escolares da Juventude, Gisele Rosa.

A disputa nas categorias principais – sub-19 e adulto – ficam para o sábado. Talento, precisão, técnica e habilidade entram em quadra em partidas que prometem ser bastante disputadas. A programação termina domingo com o torneio de duplas: masculinas, femininas e mistas.

A organização ainda preparou uma vivência para quem quiser arriscar algumas raquetadas. O visitante vai poder experimentar o esporte e se tornar mais um adepto do badminton.

A etapa Norte Sul Plaza de Badminton tem entrada franca e é uma ótima opção para passeio em família e diversão nas férias.

Com assessoria