Home BASQUETE RODAS Basquete em Cadeira de Rodas começa nesta quarta com quatro jogos no...

Basquete em Cadeira de Rodas começa nesta quarta com quatro jogos no Guanandizão

Começa nesta quarta-feira (8) o Campeonato Brasileiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas masculino – Terceira Divisão. Sediado em Campo Grande, o primeiro dia de competição será marcado por quatro disputas. As partidas acontecem no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão), a partir das 8 horas, com entrada gratuita ao público. O campeonato é uma realização da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC), com o apoio do Governo do Estado, via Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

A cerimônia de abertura também ocorre nesta quarta-feira (8), a partir das 20 horas, com a presença de todas as delegações e autoridades. Logo após a solenidade, por volta das 21 horas, o time da casa, a Associação Supera Sidrolandense de Pessoa com Deficiência (Assiped)/Pantanal Sobre Rodas (MS), entra em quadra. A partida será contra a Associação Atlética das Pessoas com Deficiência da Paraíba (AAPD-PB). 

Além de clubes de Mato Grosso do Sul e da Paraíba, mais seis unidades federativas serão representadas no Brasileiro: All Star Rodas Belém (PA), Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba (Gaadin-SP), Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (Adfap-AP), Associação Desportiva dos Deficientes Físicos de São Gonçalo (ADD/SG)/Navebrás/Nova Escola (RJ), Brasília Raptors Basquete (DF) e Leões/Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Smej)/Castro (PR). 
“Campeonatos nacionais sempre trazem muita animação para nós, envolvidos com esporte. Ainda mais quando são realizados em nosso próprio estado, proporcionando a oportunidade de a população torcer pela equipe em casa. Esperamos grandes partidas no Guanandizão”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho. 

A técnica da Assiped/Pantanal Sobre Rodas, Belquice Falcão, não esconde a ansiedade de estrear na competição, que volta a Mato Grosso do Sul após mais de uma década. “Estamos com a expectativa altíssima. Treinamos bastante, e vamos viver esse sonho de jogar um campeonato de nível nacional em casa”, conta a treinadora, uma das precursoras da modalidade paralímpica no estado. A equipe treina regularmente no Centro Poliesportivo Mamede Assem José, o popular Poliesportivo da Vila Almeida, complexo administrado pela Fundesporte na capital. 

As quatro melhores equipes, isto é, as que chegarem às semifinais, garantem o acesso à Segunda Divisão. “Vamos lutar por essa classificação em uma divisão mais alta, para competirmos com equipes mais fortes e melhor preparadas, colocando ainda mais nosso estado em destaque. Uma vez na Segunda Divisão, teremos que mudar nossas estratégias”, conclui Belquice.

A delegação paraense foi a primeira a desembarcar na Cidade Morena. O técnico do All Star Rodas Belém (PA), Wilson Flávio Corrêa, já esteve em Campo Grande e novamente elogiou a receptividade. “Primeiro, queremos agradecer o estado por nos receber tão bem. Apesar da grande distância, viemos para jogar de igual para igual, fazer um bom campeonato e aproveitar as belezas de Campo Grande. Acredito que o público vai ver grandes espetáculos, porque temos nessa competição até atletas que já passaram pela seleção brasileira”, enfatiza o treinador, conhecido no meio esportivo como Caju.

Já Joaquim Ribeiro, armador do Gaadin (SP), visita a capital sul-mato-grossense pela primeira vez. “Pelo pouco que vi, gostei bastante da cidade, pessoal muito atencioso e organização excelente do evento. Viemos focados e treinamos bastante para buscar o título”, afirma o atleta que já integrou a seleção brasileira e disputa a primeira competição pelo time de Indaiatuba (SP). 

O paratleta tem 33 anos e aos 20 sofreu um acidente de trabalho. Não demorou muito para conhecer o basquetebol em cadeira de rodas. “São 13 anos em uma cadeira de rodas e foi no basquete que me identifiquei, sendo convocado para a seleção sub-20 logo no início da minha carreira”, revela. “É um esporte em que a gente se ajuda, encontramos motivação um no outro e criamos um laço muito grande de amizade”, encerra Joaquim. 

Confira abaixo a tabela de jogos do Campeonato Brasileiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas Masculino – Terceira Divisão 2022:
Fase classificatória
8 de junho – Quarta-feira
8h – Grupo A: All Star Rodas Belém (PA) x ADDSG/Navebrás/Nova Escola (RJ)
10h – Grupo B: ADFAP (AP) x Brasília Raptors Basquete (DF)
15h – Grupo A: GAADIN (SP) x Leões/SMEJ/Castro (PR)
20h – Cerimônia de abertura
21h – Grupo B: Assiped/Pantanal Sobre Rodas (MS) x AAPD (PB)
9 de junho – Quinta-feira
8h –  Grupo A: Leões/SMEJ/Castro (PR) x All Star Rodas Belém (PA)
10h – Grupo A: ADDSG/Navebrás/Nova Escola (RJ) x GAADIN (SP)
15h – Grupo B: Brasília Raptors Basquete (DF) x AAPD (PB)
17h – Grupo B: Assiped/Pantanal Sobre Rodas (MS) x ADFAP (AP)
10 de junho – Sexta-feira
8h – Grupo A: ADDSG/Navebrás/Nova Escola (RJ) x Leões/SMEJ/Castro (PR)
10h – Grupo A:  All Star Rodas Belém (PA) x GAADIN (SP)
15h – Grupo B: ADFAP (AP) x AAPD (PB)
17h – Grupo B: Brasília Raptors Basquete (DF) x Assiped/Pantanal Sobre Rodas (MS)

Sair da versão mobile