O Brasil garantiu neste fim de semana a participação em mais três modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: vela, atletismo, e canoagem slalon. No sábado (28), a atleta Patrícia Freita, de 28 anos, assegurou a classificanção no Campeonato Mundial de RS:X ( classe olímpica de windsurf) , realizado na cidade italiana de Torbole. Ela terminou a competição em 15ª lugar, posição suficiente para garantir a classificação.
No atletismo a vaga veio neste domingo (29) durante o Mundial de Doha, no Catar. Na final dos 4 x 400m misto, os brasileiros Lucas Carvalho, Alexander Russo,Tiffani Marinho e Geisa Marinho chegaram na oitava posição, com o tempo de 3m16s22. Para obter a classificação a equipe brasileira precisava estar entre os finalistas e concluir a prova.
Também neste domingo (29), a canoísta Ana Sátila conquistou mais uma vaga para o Brasil na modalidade -desta vez na categoria C1 (canoa) – no Campeonato Mundial da modalidade, na cidade catalã de La Seu d’Urgell, na Espanha. A canoísta conquistou a vaga ao chegar em décimo lugar na final do C1 feminino. Na última quinta (26), a atleta já havia assegurado uma vaga para a equipe brasileira na categoria K1 (caiaque). Além de Sátila, o canoísta Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê, chegou em 24º lugar na semifinal do K1 e conseguiu obter a 16ª posição no ranking dos 18 países classificados, garantindo a segunda vaga na canoagem slalon para o Brasil.
A mineira Ana Sátila será a única representante do Brasil nos Jogos de Tóquio 2020, nas duas categorias (K1 e C1). Já Pepê ainda vai participar de uma seletiva pan-americana para garantir sua presença na olimpíada. O evento seletivo oferecerá uma vaga e Pepê vai disputát-la com atletas da Argentina e Estados Unidos. O evento será realizado no Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro, de 3 a 5 de abril do ano que vem.
Com Agência Brasil