00O Brasil começou com pé direito este sábado! A equipe de judô derrotou os italianos e conquistou a medalha de bronze inédita na história por 4 a 3.
Na primeira das seis lutas, Rafael Macedo venceu Christian Parlati com um ippon logo no início do golden score. Em seguida, foi a vez de Bia Souza. A medalhista de ouro na sexta-feira imobilizou Asya Tavano com menos de um minuto de luta e conquistou mais uma vitória.
No entanto, no terceiro confronto, que foi entre Leonardo Gonçalves e Gennaro Pirelli, a Itália diminuiu o saldo, com uma vitória por waza-ari no golden score. Na sequência, Rafaela Silva enfrentou Veronica Toniolo e venceu por imobilização.
Willian Lima, que foi prata no judô, foi derrotado por Manuel Lombardo no golden score por ippon. Com 3×2, Ketleyn Quadros enfrentou Satita Russo, que conseguiu um ippon faltando 20 segundos para o fim da luta. Por apenas 3 segundos, a brasileira não conseguiu um ippon após imobilizar a adversária no solo.
Com o placar empatado, a luta de desempate foi definida por sorteio, já entrando direto no golden score. A categoria escolhida por até 57kg, a de Rafaela Silva, que buscou revanche e conquistou a medalha em Paris. A judoca não conseguiu avançar no simples.
O bronze conquistado neste sábado foi o primeiro na história do Brasil. Em nenhuma edição de Jogos, inclusive, os brasileiros conquistaram ouro, prata e bronze na mesma edição, um feito conquistado na sexta com Bia, somado à medalha de Willian e de Larissa Pimenta, que ficou com o bronze mais cedo nesta semana.