Home PODER PÚBLICO Calendário esportivo da Capital terá 34 eventos nesta temporada

Calendário esportivo da Capital terá 34 eventos nesta temporada

Com participação de representantes do segmento esportivo, a Prefeitura de Campo Grande promoveu o lançamento oficial do Calendário Esportivo 2024. Durante o evento foi apresentado o planejamento das atividades esportivas e de lazer para o ano, buscando promover a integração da comunidade e o desenvolvimento do esporte na Capital. Ao total serão 34 eventos distribuídos nos finais de semanas, que vão desde capacitação até os tradicionais Jogos Abertos de Campo Grande.

Desde o início deste ano, a Funesp já estabeleceu parceria para grandes eventos esportivos para 2024, como a Copa Brasil e Campeonato Estadual, junto a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul; parceria com a Federação de Brasileira de Motociclismo, para outra etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. Outras parcerias foram anunciadas: Estadual sub 17- Seletiva Brasileiro 2025, Copa Centro-Oeste Vôlei de Praia (F/M), XIII Copa pantanal FM XIII, Copa Pantanal FM-Fase Metropolitana liga MS – Região VI Centro, junto a Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul; além do Campeonato Estadual de Judô e por equipe veteranos e de katas.

Campo Grande terá ainda, por meio de parceria com a Fundação de Esporte, eventos de realização nacional, como a parceria com a Federação Nacional de Kickboxing para o 3º Brasileiro Centro Oeste Kickboxing; Federação de Boxe – 24ª Edição da Copa Primeira Hora de Boxe; Federação de Handebol Brasileiro de Seleções – Cadete Feminino e Masculino – Brasileiro de Clube Masculino; Federação de Futsal – 10ª Taça Brasil – sub 17 – Divisão Especial.

Além de torneios e competições nacionais, Campo Grande conta com ações esportivas tradicionais do calendário municipal como os Jogos dos Servidores, Aulão do Movimenta CG, Corrida do Facho, Jogos Urbanos Indígenas, Jogos Escolares, Jogos dos Idosos, entre outros, além do já tradicional Jogos Abertos da Capital .
Auxílio Atleta

Atletas que receberam benefícios do Auxílio Atleta e se destacaram em competições esportivas nacionais também marcaram presença na solenidade do lançamento do Calendário Esportivo 2024, destacando a importância do suporte oferecido pela Prefeitura de Campo Grande.

Os irmãos Taira, campeões de karatê, foram beneficiados com Auxílio Atleta em 2023. Eles apontam que somente com o auxílio do beneficio, foi possível participar dos campeonatos municipais e voltarem com títulos para casa. “Sou faixa preta de karatê, treino desde os quatro anos de idade. Hoje. faço parte da seleção do estado, já fiz parte da seleção brasileira também. Já competi aí em campeonatos mundiais, Pan-Americano, Sul-Americano, então já conquistei várias medalhas internacionais também. Para a final do Campeonato Brasileiro só consegui participar por conta do Auxílio Atleta”, relatou Jhonatan Taira, de 27 anos.

Durante o evento, foi apresentada a portaria do Auxílio Atleta, parte do Fundo Municipal de Esporte e Lazer (FAE), instituído pela Lei Municipal n. 6.754, de 20 de dezembro de 2021. Esse fundo, que tem total disponível no valor de R$ 300 mil, tem como objetivo apoiar a participação de atletas do município em competições, oferecendo incentivo financeiro para custos com transporte, hospedagem, alimentação e inscrições.


O Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL) estabeleceu um investimento de 5 mil reais por atleta, para apoio nas competições em 2024. O lançamento da portaria do Auxílio Atleta 2024, com orientações para seu requerimento, está previsto para a primeira quinzena de março.

“Sem dúvida um dos projetos de maior aceitação popular com certeza é o Movimenta CG, um programa de oportunidades para as comunidades das sete regiões de Campo Grande, como também para os profissionais de educação física, para os técnicos e para os gerenciadores de diversas modalidades esportivas em nossa cidade. Todo esse conjunto de ações, além de abrir oportunidades de emprego, gera saúde e bem-estar. Quantos relatos ouvimos diariamente de pessoas que estavam com problemas graves de saúde, com depressão e que por meio da prática esportiva tiveram esses malefícios reduzidos e até mesmo, eliminados”, ponderou a prefeita Adriane Lopes.

Sair da versão mobile