A delegação de Mato Grosso do Sul, foi destaque na segunda etapa do Brasileiro de Canoagem Descida que aconteceu neste final em Jaciara, Mato Grosso. A equipe composta por 14 atletas, conquistaram 6 medalhas, sendo 4 de ouro e 2 de prata. Mais de 50 canoístas de vários estados do país participaram do Brasileiro.
Os atletas do MS competiram nas provas de sprint e clássica nas categorias livre e júnior.
Rafael Girotto, atleta e presidente da federação de canoagem do MS foi campeão na prova de sprint e vice na descida clássica, o aquidauanense já participou de 3 mundiais, o último foi este ano na Suíça, chegando as semifinais do campeonato.
“Estou muito feliz com o resultado não só como atleta, mas também como dirigente da equipe, hoje a minha preocupação maior é o coletivo, a nossa delegação. Eu acredito que dentro da água eu posso contribuir para crescermos juntos. Estamos tendo resultados muito positivos, a gente conseguiu manter a qualidade que tínhamos antes e aumentar a quantidade de atletas na canoagem, hoje temos destaques tanto na paracanoagem como nas provas de maratona e corredeira, creio que estamos no caminho certo”, disse Girotto.
O também sul-mato-grossense, Daniel Hayashi dividiu o pódio com o parceiro de equipe, classificando em primeiro lugar na descida clássica e em segundo na sprint.
A campo-grandense Barbara Marinho conquistou o título no feminino da modalidade, e assim como Girotto e Hayashi garantiu a vaga para o Mundial de sprint na Espanha em setembro de 2019.
Mato Grosso do Sul também foi destaque na categoria júnior com o canoísta Pedro Henrique Ávila que trouxe para casa a medalha de ouro, com o resultado o jovem atleta foi classificado para o Mundial Júnior de Canoagem que acontecerá na Bósnia em junho de 2019.
O próximo evento a ser disputado esse ano será o Campeonato Centro Oeste de Maratona que acontecerá em Brasília no mês de novembro.