O Campeonato Sul-mato-grossense de Velocross começou com a disputa na pista do Rancho JS, localizada no bairro José Abrão, em Campo Grande (MS). No total, 11 baterias foram disputadas, reunindo veteranos e revelações da modalidade. O evento teve várias provas com mais de 20 motos no gate. VX1, VX2, Nacional Pró, VX4 Nacional, 230 cc e Nacional Light tiveram bom número de inscritos, proporcionando disputas durante todo evento, por todas posições.

Confira os destaques.

pich1
Nome do dia, Pich venceu em duas categorias

Diego Pich (Nova Alvorada do Sul) – Venceu nas categorias VX1 e VX3. Na VX3 Nacional liderava até sua moto ter problemas. Na VX1 aproveitou os problemas de Pedro Henrique e Viny Macarini com retardatários para vencer. No final, Pich segurou Pedro Henrique até os metros finais em final emocionante.

Henrique_Tavares
#4 Tavares e #14 Pedro Henrique – Futuro do esporte no estado

Pedro Henrique (Sete Quedas) – Venceu na VX2 e foi segundo nas baterias Nacional Pró e VX1. Nas duas liderou o início da prova, e teve problemas com retardatários. Aos 15 anos, Pedro é uma das grandes revelações do estado na modalidade surgidas nos últimos anos.

gate111

Viny Macarini (Nova Alvorada do Sul) – Voltando de lesão, Viny venceu na Nacional Pró, em grande disputa com Pedro Henrique. Na 230 cc dominou até ter problemas na última volta, terminando em segundo lugar. Foi terceiro na VX1

Ednaldo Sedran (Sete Quedas) – O veterano venceu duas baterias nas categorias nacionais – VX3 e VX4. Na VX4, Sedran segurou Marcelo Pedroso por toda disputa, assim, começando com o pé direito na temporada 2020.

Organização

O vice-presidente da Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul, Salvador Machado, fez um balanço sobre o evento. “Todas as provas tiveram destaques. Em todas em tivemos um bom gate bom, gate cheio, disputas entre os pilotos. Foi tudo limpo“, ressaltando o nível das disputas.

Salvador
Vice-presidente, Salvador Machado é o organizador da temporada 2020 do Sul-mato-grossense de Velocross

A próxima etapa está marcada para os dias 14 e 15 de março, em Ribas do Rio Pardo (MS).

Machado falou da perspectiva para o resto da temporada.  “Junto com os pilotos eu vesti camisa e pretendo realizar um campeonato como antigamente. Bem disputado, na regra, assim, espero que todos sigam a regra, assim como nós vamos seguir com transparência para realizar os eventos da  melhor forma“, contou.

Segundo ele, a participação dos pilotos é fundamental para o sucesso do evento. “A Federação sem os pilotos não existe, e a corrida sem os pilotos não existe. São os pilotos que fazem o espetáculo. Eu agradeço de coração para todos que vieram aqui“.

Baterias

VX1 – Última prova do programa, a corrida foi disputada em conjunto com os veteranos da MX4, somando um total de 22 pilotos no gate. Na MX1, Pedro Henrique assumiu o primeiro lugar, seguido de perto por Viny Macarini. O Veterano Diego Pich foi aproximando dos adversários aos poucos, até aproveitar o tráfego para superar Viny.

Pedro não conseguiu abrir distância e acabou sofrendo com os retardatários, assim, acabou sendo superado por Pich. Imprimindo ritmo forte, o sete-quedence pressionou Pich e até conseguiu emparelhar com o veterano por meia volta, mas o #0 explorou melhor o traçado de chão batido,. O veterano manteve o primeiro posto até vencer com Pedro colado.

Classificação

1º #0 Diego Pich
2º #14 Pedro Henrique
3ºº #97 Viny Macarini
4º #4 Manuel Tavares
5º #95 Eduardo Martin
VX2

Correndo em Campo Grande pela primeira vez, Pedro Henrique largou na frente, seguido por Eduardo Martin, e logo nos primeiros minutos construiu vantagem suficiente para fechar em primeiro lugar, seguido por Manuel Tavares e Eduardo Martin.

Outro destaque foi o piloto de Campo Grande, Roberto Cavalo, que com tocada agressiva fez diversas ultrapassagens, chegando colado no terceiro lugar, Eduardo Martin. Já o piloto de São Gabriel do Oeste, Léo Mafissoni, terminou em quinto lugar.

Classificação

1º #14 Pedro Henrique
2º #4 Manuel Tavares
3º #95 Eduardo Martin
4º #283 Roberto Carvalho
5º #777 Léo Mafissoni

VXF
Na VXF, o duelo ficou entre Isabela Victória e Jaddy Pich. Vitória largou na frente, mas logo Jaddy Pich imprimiu pressão e ultrapassou na metade da prova. Isabela ainda sofreu um tombo, o que deixou a representante de Nova Alvorada em boa situação. Pich ainda caiu, mas como tinha bom tempo de vantagem, conseguiu fechar o dia em primeiro lugar. Isabela ficou no segundo posto com Gabi em terceiro.

Classificação

REPORT THIS AD

1º Jaddy Pich
2º Isabela Victória
3º Gabi Penhabel
4º Raquel Ribeiro
5º Andrea Villas

Mini Moto

Após dominar toda prova, João Pedro, o “Ovelhinha”, caiu na última volta, para sorte de João Victor Chagas que venceu na metade da primeira volta. Vini Barbosa de Nova Alvorada foi terceiro, com Antônio Lorenzetti de Amambai em quarto. Marcelo Soares fechou em quinto lugar.

Classificação

1º João Victor Chagas
2º João Pedro
3º Vinícius Barbosa
4º Antônio Lorenzetti
5º Marcelo Soares

Nacional Pró

Pedro Henrique largou na frente, mas logo foi pressionado por Viny que conseguiu ultrapassagem. Pedro não deixou o rival escapar, mas foi prejudicado em determinados momentos por retardatários, e não conseguiu superar o rival. Luan Machado em prova de recuperação terminou em terceiro lugar, sendo seguido pelas revelações Murilo Sedran (4º) e Gustavo Matsuda (5º).

1º #97 Viny Macarini
2º #14 Pedro Henrique
3º #215 Luan Machado
4º #7 Murilo Sedran
5º #18 Gustavo Matsuda

230

Zanin largou em primeiro lugar e segurou Viny Macarini até metade do evento, quando foi ultrapassado. Na última volta, Macarini teve problemas e terminou em segundo lugar. Assim, Zanin ultrapassou o rival para vencer na categoria.

Luan Machado fechou em terceiro lugar, Léo Loucura em quarto e Neto em quinto. Na primeira volta, Erick Loucura sofreu forte queda, assim, tendo que abandonar, quando estava no terceiro posto.

1º #909 Paulo Zanin
2º #97 Viny Macarini
3º #215 Luan Machado
4º #73 Léo Loucura
5º #82 Neto
Confira os outros resultados.

VX3 Especial

1º #0 Diego Pich
2º #283 Roberto Carvalho
3º #5 Elizeu Ferreira
4º #546 Wagner Montani
5º #34 Rodrigo Chagas

VX4 Especial

1º #5 Elizeu Ferreira
2º #14 Ednaldo Sedran
3º #55 Lauri Ecke

Nacional Light
1º #18 Gustavo Matsuda
2º #9 Felipe Zanin
3º Rafael Lima
4º Jhony Souza
5º John Jaimes

VX3 Nacional

1º#7 Ednaldo Sedran
2º Rodrigo Chaves
3º #24 Leandro Lima
4º Gédson Geraldo
5º #69 Gilberto Medeiros

VX4 Nacional

1º #7 Ednaldo Sedran
2º#77 Marcelo Pedroso
3º Marco Garcia
4º Rodrigo Barreto
5º Carlos Alencar

 
REPORT THIS AD

VX Junior

1º Murilo Sedran
2º Gustavo Matsuda
3º Dieguinho Pich
4º Pablo Vinicius
5º Isabela Vitória

Com assessoria 
Fotos – Helio Lima