O corredor Tiago Pereira Mecabo, de 36 anos, está vindo de Campos Novos (SC) para correr em Campo Grande pela primeira vez e participar da maratona. “Isso foi um ponto que eu achei fantástico, de a prova em si, o trajeto, passar pelos pontos turísticos. Diferentemente de provas mais curtas, que são rápidas, a maratona proporciona isso de você curtir o ambiente, correr em um ritmo mais tranquilo e apreciar o visual da cidade, aproveitar esse momento e fazer a festa com a prova. Essa estratégia de percorrer os pontos turísticos tenho certeza de que vai ser de muito sucesso para a prova e para todos que vão correr”.

Além da expectativa pela prova, o corredor catarinense já tem um ponto turístico que está ansioso para conhecer na cidade. “Um lugar-chave que eu quero conhecer, que é um sonho, é o Bioparque Pantanal, que chama muita atenção por ser o maior aquário de água doce e que deve ser muito lindo. A expectativa está lá no alto”, revela.

Na primeira edição, realizada em 2022, o evento recebeu cerca de 32% de visitantes de outras cidades e até mesmo de outros estados brasileiros, público esse que movimentou a rede hoteleira, bares, restaurantes e meios de transportes da Capital. Neste ano, a expectativa é de dobrar o número de inscritos, atraindo 2 mil corredores e mais de 7 mil pessoas nos três dias de evento.

Para Marcelo Mesquita, presidente do Conselho Estadual de Turismo (CET-MS), um evento esportivo como a Maratona de Campo Grande, além de gerar um fluxo de turistas, também traz uma visibilidade importante para a cidade. “Sempre foi um grande desafio fazer com que o cidadão campo-grandense veja sua cidade com uma riqueza única de atrativos turísticos capaz de gerar experiências marcantes. Com certeza o evento apresentará uma cidade capaz de receber turistas do mundo inteiro dentro dessa nova ótica. Isso faz com que os turistas que aqui se hospedam possam levar essa sensação e divulgar ainda mais nossa cidade para seus amigos e parentes”, explica.

“Um evento como a maratona é fundamental para o movimento do turismo no município, para o fomento da economia, uma vez que o turista normalmente vem um dia antes, fica um dia depois, traz a família, se hospeda, passeia, compra, aluga carro, vai a bares e restaurantes, então é fundamental para a alimentação de toda a cadeia produtiva e para o enriquecimento da nossa cidade”, completa Juliano Battistel Wertheimer, presidente da seccional de Mato Grosso do Sul da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel MS).

Sobre a prova

A Maratona de Campo Grande será realizada no dia 2 de julho, com largada e chegada na Cidade da Maratona, nos altos da Afonso Pena, e percurso pelas ruas da Capital. A prova terá, além da maratona que carrega no nome, percursos de 7 km, 21 km e o kids, para crianças de 3 a 13 anos. Além das provas, haverá outras programações na Cidade da Maratona, de 30 de junho a 2 de julho, como shows, palestras e atrações culturais com entrada franca. Na primeira edição foram mais de mil participantes, e para 2023 a expectativa é de 2 mil corredores em todas as modalidades e cerca de 7 mil pessoas circulando pelo evento. Haverá distribuição de cerca de R$ 11 mil reais em dinheiro + troféus e medalhas para todos os participantes.