Depois de uma pausa no calendário no mês de julho, as competições nacionais da Confederação Brasileira de Judô voltarão com tudo em agosto com as disputas de dois dos eventos mais importantes do país: o Troféu Brasil Interclubes de Judô e o Grand Prix Nacional de Judô. E vem novidade. Em 2018, as duas competições acontecerão em sequência, no período de 16 a 19 de agosto, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, e o GP terá formato misto. As inscrições já estão abertas por meio da plataforma Zempo.

“O Troféu Brasil é o principal evento em termos de quantidade e de qualidade de atletas, uma vez que é uma competição aberta”, lembrou Matheus Theotônio, gestor nacional de Eventos da CBJ. “Neste ano, seguimos a Federação Internacional de Judô e tornamos o Grand Prix uma competição por equipes mistas nos moldes do Mundial e no formato também aprovado para Tóquio 2020. Então, é uma oportunidade a mais para preparar nossos atletas para essas competições internacionais”, completa.

Até 2017, o Grand Prix Nacional era dividido por gênero, com uma disputa masculina e outra feminina. O masculino teve 14 edições no período entre 2003 e 2017, enquanto o feminino foi realizado 12 vezes no período de 2005 a 2017 (não houve Grand Prix em 2007). Os maiores campeões são o Esporte Clube Pinheiros, com 9 títulos masculinos; Minas Tênis Clube, com três títulos femininos; e Instituto Reação, também com três títulos para as mulheres. Veja abaixo o histórico completo.

A partir deste ano, os clubes passarão a disputar o título unificado, com mulheres e homens lutando lado a lado para escrever novas pagínas na história do Grand Prix. Cada equipe será formada por três mulheres e três homens nos pesos -57kg, -70kg, +70kg, -73kg, -90kg e +90kg. Vale lembrar que a seleção brasileira é a atual vice-campeão mundial por equipes mistas.

O palco desse momento marcante do judô brasileiro será a cidade de Canoas, um dos principais centros de formação do judô gaúcho, como lembra o anfitrião César Cação, presidente da Federação Gaúcha de Judô.

“Será a maior competição da CBJ neste ano em Canoas, que é o principal centro de judô do Estado. A cidade sempre teve um judô muito forte e de qualidade. Sem dúvida, é com orgulho que Canoas está se preparando para ser a capital nacional do judô nesses dias de competição. Dentro do tatame, a expectativa é de que seja um evento de alto nível técnico”, pontuou Cação.

O Troféu Brasil, por outro lado, será decisivo para os judocas que buscam a classificação para o Campeonato Brasileiro Sênior 2018, uma vez que o campeão do TB levará 145 pontos no Ranking Nacional Sênior.

com assessoria