Os melhores alunos-atletas de basquete e vôlei, com idades entre 15 e 17 anos, participam em Jardim dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums). Ao todo, 56 equipes de 25 municípios estão na disputa que vale vaga para representar o estado na etapa nacional da categoria, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ). O Jojums será disputado entre os dias 1º e 7 de agosto.
Água Clara, Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Iguatemi, Inocência, Maracaju, Nioaque, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sidrolândia, Três Lagoas e Jardim se preparam para a competição.
No basquete, sete equipes femininas brigam pelo título. As campeãs da Escola Raul Sans de Matos/Funlec, da capital, terceiras colocadas da segunda divisão do JEJ em 2016, estão de volta com a meta de conquistar o bicampeonato.
No masculino, são 14 times. Assim como as colegas de escola, o time da Escola Raul Sans de Matos/ Funlec também busca o bicampeonato. Os garotos que terminaram a segunda divisão do nacional em quarto querem retornar à competição.
O vôlei reúne 35 equipes. No feminino são 16 em busca do ouro, enquanto que no masculino são 19. Em ambos os naipes, a escola Calvoso de Ponta Porã detém a hegemonia.
A abertura está marcada para as 19h30 do dia 1º de agosto, no ginásio municipal Ticão. Os jogos começam na quarta-feira (2). Os Jojums são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).