Home AVALIAÇÃO Circuito de Boxe do MS apresenta destaques na disputa no Parque Ayrton...

Circuito de Boxe do MS apresenta destaques na disputa no Parque Ayrton Senna

Os atletas Valdeir Célio (Campo Grande), Cleomar Soares (Sidrolândia) e os corumbaenses Leandro Nova e Héctor Cortes estão entre os principais destaques do Circuito Sul-matogrossense de Boxe. Eles completaram 4 vitórias seguidas na competição, que teve sua 2ª etapa realizada neste final de semana (13 e 14/05), no Parque Olímpico Ayrton Senna.

Com apoio da SETESCC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Fundesporte e Funesp, o Circuito MS, como também é conhecido, teve 48 lutas, divididas em três sessões. Foi a 2ª etapa de uma série de três. A primeira etapa foi realizada nos últimos dias 1 e 2 de abril, no ginásio Guanandizão e a 3ª etapa será em Corumbá.

O campo-grandense Valdeir Célio, atual campeão na categoria 71kg, e integrante da Seleção do Estado, teve duas lutas dificílimas, mas foi vencedor e agora, assume a liderança isolada na sua categoria, com 80 pontos. No sábado à noite derrotou Moises Ritz, atleta da Fundação Gibi de São Paulo, mas filiado a FDBMS (Federação de Boxe de MS) e no domingo venceu Edie Aroz (Pugillus-Corumbá), uma das surpresas na competição. Foram combates marcados pelo equilíbrio e arrancou intensos aplausos dos torcedores presentes.

Outros que mantém sequência de vitórias são os representantes de Corumbá, Leandro Nova (60 kg juvenil) e Hector Cortez (80kg elite). Os dois são líderes em suas respectivas categorias. “Na época do Mato Grosso uno, Corumbá sempre foi o berço do boxe. Pelo que observo, essa força está voltando”, destaca o comentarista de boxe, Alexandre Balbina.

Outro atleta que também se destaca na competição e chega a soma 4 vitórias, com 80 pontos, é Cleomar Soares, atleta de Sidrolândia, e integrante da equipe Mamute Team. “Ele aplica golpes duros, caminha sempre para frente e está bem fisicamente”, destaca Balbina.

O Circuito Sul-matogrossense de Boxe é disputado em sistema de pontos corridos. Ou seja, são 20 pontos por vitórias e 4 pontos. É diferente do tradicional sistema eliminatório. O atual regulamento permite que o atleta derrotado se recupere no decorrer do campeonato.

DISPUTA POR EQUIPE

A disputa por equipes também é outro fator que motiva rivalidade acirrada na competição. São 22 medalhas de ouro em jogo, e das 15 Associações/Academias participantes, ao menos 10 estão na disputa direta pelo título de campeã. A Pugillus, de Corumbá, com 10 atletas na competição está entre as principais favoritas. Além de Leandro Nova (63,5 Kg juvenil) e Hector Soares (80kg elite), a expectativa de outras três medalhas de ouro. Já o atual campeão, Combate Ponta Porã, e Vila Popular, 5 vezes campeã, também estão na disputa direta, e as avaliações indicam que tem chances reais de conquistarem ao menos três medalhas de ouro. Outras equipes, como Aton Fight, CT Pantaneiros, Dragão Branco, Boxe Elite e 1º Round também tem atletas em condições de garantir ao menos três ou duas medalhas de ouro.

 

Sair da versão mobile