Home ELEIÇÕES Clubes anunciam que não participam da eleição da CBF neste domingo

Clubes anunciam que não participam da eleição da CBF neste domingo

Antônio Goes, Daniel Vasconcelos, Ednaldo Rodrigues, Michele Ramalho, Rubens Angelotti e Gustavo Vieira Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Após apoiarem a candidatura do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, 20 clubes anunciaram ausência na eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Apesar do não comparecimento, é possível que eles votem, já que a entidade autorizou o voto remoto. Ainda assim, a abstenção deve ser a escolha das agremiações. Samir Xaud é candidato único, com apoio de 25 federações, o que inviabilizou a inscrição de uma chapa adversária. A nota divulgada leva o lema da campanha que marca o posicionamento dos clubes durante o processo eleitoral: “Sem clube não tem futebol”. A maioria das equipes pertence à Liga Forte União (LFU), bloco econômico mais próximo do presidente da FPF. Contudo, há também times da Libra.

 
 
No começo da semana, a maioria dos clubes brasileiros das séries A e B se uniu para fazer exigências à nova gestão da CBF. Em texto publicado por meio das redes sociais da LFU, foram exigidas mudanças no processo eleitoral da entidade máxima do futebol e o comprometimento com a criação de uma liga.

Veja as exigências Feitas Pelos Clubes à CBF:

Alteração do processo eleitoral, especialmente no que se refere ao peso dos votos
Obrigatoriedade da participação dos Clubes em todas as Assembleias Gerais da CBF
Compromisso de criação da Liga e reconhecimento de que as propriedades comerciais das Séries A e B pertencem aos Clubes
Alteração das regras de governança, dando efetivamente poder executivo à Comissão Nacional de Clubes
Profissionalização da arbitragem, garantindo dedicação exclusiva dos árbitros das séries A e B, e investimento em treinamento permanente
O calendário do ciclo 2026-2030 precisa ser aprovado por Libra e LFU em conjunto com CBF
Fomento e apoio financeiro especialmente direcionado às Séries B, C e D assim como ao Futebol Feminino
Estabelecimento de regras de Fair Play Financeiro

Ao contrário do que as movimentações recentes apontavam, a eleição da CBF não deve sofrer novas intervenções judiciais. Depois de protocolar um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar adiar a votação, Ednaldo Rodrigues informou que não tentará voltar à cadeira de presidente. Ele protocolou a desistência no pedido para, segundo ele, “pacificar” o futebol brasileiro.

Sair da versão mobile