Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em 2021 foi tema de encontro realizado em Brasília-DF, pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e ficou definido que serão disputados no Rio de Janeiro (RJ). Durante o encontro, o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, e demais autoridades esportivas, políticas e acadêmicas, que deram início ao plano de trabalho para a retomada da competição nacional, sendo definida o período de uma semana nos meses de setembro e outubro.
Entre as discussões do plano de trabalho, ficou decidido que o Comitê Olímpico do Brasil (COB), por sua vez, realizador do maior torneio esportivo-escolar do país atualmente, os Jogos Escolares da Juventude, será encarregado de continuar organizando o evento, entretanto apenas na faixa etária de 15 a 17 anos. Agora, deixa as categorias menores entre 12 a 14 anos estarão agora sobe o comando da Confederação Brasileiro de Desporto Escolares, que é vinculada ao Ministério da Cidadania. Outro ponto, é que nesta categoria apesar de ser 17 modalidades, apenas 10 valerão vagas para o Campeonato Sulamericano Escolar, que poderá ser disputado em Brasília (DF).
Para o titular da Fundesporte e secretário executivo do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esportes, Marcelo Ferreira Miranda, o retorno dos JEBs fortalece o esporte escolar e oportuniza milhares de crianças e adolescentes. “Essa sempre foi uma competição que possibilita aos jovens em idade escolar um intercâmbio esportivo. É, inclusive, uma oportunidade para que os atletas de Mato Grosso do Sul possam demonstrar seus talentos a nível nacional”.
No encontro na Capital federal, Miranda sugeriu à comissão organizadora dos JEBs a valorização de talentos esportivos dos Estados que, muitas vezes, não têm a chance de demonstrar potencial na disputa das fases nacional e sul-americana.