Home CONVOCADA COB enviará atletas para treinamento na Europa a partir de julho

COB enviará atletas para treinamento na Europa a partir de julho

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) enviará uma delegação com cerca de 200 atletas, divididos em grupos de julho a dezembro, para treinamentos na Europa. O anúncio foi feito às Confederações Brasileiras Olímpicas em reunião ocorrida na última segunda-feira, dia 1° de junho. A medida faz parte do Programa Emergencial de Apoio ao Sistema Olímpico, cujas primeiras ações foram apresentadas no dia 18 de maio, após dois meses do isolamento social provocado pelo combate à pandemia do novo coronavírus. Portugal é o primeiro país já confirmado, tendo sido escolhido por estar em um estágio avançado no enfrentamento à Covid-19, além do relacionamento existente com o Comitê Olímpico daquele país, que já havia sido escolhido como base principal de aclimatação do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

“O COB entende o momento peculiar que todo o mundo está passando, com impacto direto em todos os segmentos da sociedade, inclusive o esporte. Nesse sentido, cumprimos nosso papel de manter o sistema olímpico saudável, oferecendo aos nossos atletas as melhores condições de treinamento e performance, com a máxima segurança”, afirma o presidente da entidade, Paulo Wanderley Teixeira.

Presidente anunciou o envio dos atletas em reunião no COB (foto-acs)

A missão deve incluir atletas e oficiais de diversas modalidades e está em fase final de planejamento, sendo o COB responsável por arcar com as passagens aéreas, hospedagem e alimentação da delegação. O investimento será coberto por parte dos R$ 15 milhões previstos no orçamento deste ano da entidade, dentro do Programa de Preparação Olímpica, oriundos da Lei das Loterias. A opção por Portugal respeitou as condições de segurança de saúde, o protocolo de treinamento e as medidas de isolamento impostas pelas autoridades locais.

“Temos uma relação estreita com o Comitê Olímpico de Portugal e já tínhamos iniciado as negociações para a Missão Paris 2024. Com a pandemia, acreditamos que usar as instalações esportivas portuguesas nos permitirá oferecer aos atletas locais seguros e de alto nível para que retomem suas atividades”, explica o diretor geral do COB e campeão olímpico de judô, Rogério Sampaio.

“Para o COB, é preocupante ver seus atletas sem condições de treinamento em virtude da necessidade real de mantermos o isolamento para controle da pandemia no país. Sabemos o quão importante é vencermos a batalha contra o coronavírus, ao mesmo tempo que trabalhamos para que o Time Brasil esteja em pé de igualdade com seus principais adversários”, afirma o Chefe de Missão nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e vice-presidente do COB, Marco Antônio La Porta Jr.

Sair da versão mobile