O fato é um super campeonato de futebol amador mesmo! Tal como foi anunciado pelo responsável pela competição Antônio Bogarim, conhecido nos meios esportivos como “Tony Gol”, os jogos serão disputados na Arena Alves Pereira,localizado no bairro do mesmo nome, na região do Anhanduizinho, que neste sábado (23), por ocasião da realização da 1ª rodada, mostrou a força dos times através da presença de grande número de torcedores.
A competição além dos times novatos, como do Agrolaço Pet Shop/Sport Bet 360, já mostrou o seu potencial, conta ainda com times “cascudos” e que integram a chamada linha de frente do futebol amador na Capital, com o “desfile” de renomados jogadores que embelezam a competição durante as suas “apresentações”.
Logo na primeira rodada, composta por cinco jogos, foram assinalados 21 gols, com destaques para as goleadas impostas pelas equipes do Agrolaço Pet Shop/Sport Bet 360, diante dos Amigos do Levi Master, por 5 x 0 e da AMB;Money Bet, por 4 x 0.
Como se observa, os times formados por “amigos” não se deram muito bem.
Fórmula
Também sem ‘mágicas” e de forma simples, o campeonato é disputado por 40 times, que poderão mandar a campo nove jogadores sendo um goleiro e mais oito na linha, eles estão divididos em oito grupos de cinco cada e jogarão entre si dentro do próprio grupo, de onde avançarão os quatro melhores colocados.
Com isso, cada time realizará nesta 1ª fase quatro partidas, no total de 12 pontos.
A 2ª fase será disputada por 32 times e é importante salientar que em todas as fases toda a pontuação será contada de forma conjunta. Nessa fase, serão disputados jogos com cruzamento olímpico: 1º colocado na contagem geral x 32º colocado e assim sucessivamente até o encontro entre os 16º colocado x o 17º colocado.
Da 2ª fase, avançarão os 16 times classificados que mais uma vez em cruzamento Olímpico disputarão os jogos das oitavas de final: 1º colocado na contagem geral dos pontos x 16º na contagem geral dos pontos.
Dessa fase, avançarão apenas os oito melhores colocados e nela, uma vez mais serão computados todos os pontos.
Os times finalistas disputarão na 2ª taça Tony Gol de Futebol Amador, nove jogos. Lembrando que a partir da 2ª fase, todos os jogos serão disputados no temido, mas emocionante “mata-mata”, portanto, sem vantagem.
Grupos
Após as realização do sorteio, os oito grupos que comportam as 40 equipes estão formados dessa forma: “A” – F.B.I, Barcelona, Bate Fácil, Igreja Palácio de Deus e Horiginal Motos;
“B” – Resenha, Chapadão, LDU, Segurágil e Anastácio;
“C” – Juventude, R-8, Esquadrão Operariano, Independência e Loto Rey/Vespasiano;
“D” – Real Beco, Vila Vilma, Goiás (sul), Estância MM e H2 Conveniência;
“E” – AC Tiradentes, Almeida, Mercenários, União Botafogo e Alecrim;
“F” – Arsenal, Auto Peças Ipiranga, Baixada AP, Roma/Nata União e Borracharia Grachain;
“G” – Guerreiros, Money Bet, Tenores, Amidos do Edilson e Comercial Bohn da Vida.
“H” – Agrolaço Pet Shop/ Sport Bet 360, Red Bull, Acari (Moreninhas), Goiás (norte), Amigos do Levi Master,
Vale destacar que as equipes do Vó Maria e Sayonara, duas forças do futebol amador, anunciaram ao organizador da competição antes de a mesma ser iniciada, as suas desistências e com isso entraram os times do Bate Fácil, no grupo “A” e Alecrim, no grupo “E”.
Dianteira
Após a realização da 1ª rodada, alguns times já despontam como líder dentro de seus grupos: no grupo “C”, o atual líder é o Esquadrão Operariano, grupo “D”, a liderança é do Vila Vilma, grupo “E”, Alecrim, grupo “G”, AMB/Money Bet e grupo “H” Agrolaço Pet Shop/Sport Bet 360, cada um com três pontos.
Também começam a despontar os artilheiros: Nego Mala, da Agrolaço Pet Shop, Wellington, do Esquadrão Operariano e Roginho, dos Mercenários, cada um com dois gols.
Com Grito Regional/Gilson Giordano