Sem as presenças dos campeões Ivinhema, Naviraiense, Coxim e Misto de Três Lagoas, que já foi vice, o Campeonato Estadual da Série B ficou reduzido apenas cinco equipes. O destaque é a presença do Cene (Centro Esportivo Nova Esperança), que após cinco anos retorna as atividades com o futebol sul-mato-grossense. Os outros times participantes serão Moreninhas (Campo Grande), Maracaju, Cena (Nova Andradina) e Pontaporanense.
A maior novidade é o retorno do Cene, que venceu os estaduais em seis oportunidades. A direção terá novamente a presença de José Rodrigues (veja vídeo com entrevista). O time começará a ser montado a partir desta semana e os jogos serão mandados no estádio Arena da Paz. O Cene, que iniciou a vida esportiva com a presença do Reverendo Sun Myung Moon na cidade de Jardim, e transferiu para Campo Grande. Com a morte do sul-coreano em 2012, o investimento caiu vertiginosamente até o ponto de cair para a Segunda Divisão. Agora, depois de seis anos, volta a participar do futebol. Os títulos foram em 2002, 2004, 2005, 2011, 2013 e 2015.
A competição será em duas fases. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno único e os dois melhores garantem vaga na final e na Série A.
A decisão será em jogo único na casa de quem tiver melhor campanha. Em caso de empate, a decisão do título será nos pênaltis.
No ano passado, o Estadual também teve a presença cinco equipes. Os times do Aquidauanense e Chapadão subiram.
Mesmo abrindo duas vagas para completar 10 na Série A, existe possibilidade de uma terceira vaga, visto que o Sete de Setembro já apresentou carta de desistência da temporada 2020. A ausência do Misto, de Três Lagoas, foi a que mais surpreendeu visto que existia uma movimentação na rede social do clube de que estaria tudo certo para participar. Mas, a desorganização dos dirigentes chegou ao ponto de não ter nem diretoria formada para se apresentar no Arbitral.
Sub-15 e Feminino
Após o Conselho Arbitral da Série B, houve reunião técnica para definir os participantes do Estadual Sub-15 e Feminino.
O Estadual Sub-15 terá 10 equipes divididas em dois grupos de cinco. No grupo A teremos Novoperário, Náutico, Grêmio Santo Antonio, Aquidauanense e Serc.
O grupo B terá Maracaju, Pontaporanense, Urso, Operário-DD e Águia Negra. As equipes jogam dentro do mesmo grupo em turno único e os dois melhores vão para a semifinal que a partir desta fase será em mata-mata.
Já o Estadual Feminino terá a participação de seis equipes divididas em dois grupos com três em cada. O grupo A terá Moreninhas, Comercial e Serc enquanto o B terá Maracaju, Operário e Aquidauanense.
As equipes jogam dentro de cada grupo em turno e returno e os dois melhores de cada avançam para as semifinais. A partir daí, a competição é no formato de mata-mata.