A cidade de São Paulo receberá a 71ª Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, um dos eventos ciclísticos mais tradicionais do cenário nacional, no próximo do domingo. Atletas de três categorias (aspirante, federado e elite) irão pedalar pelas ruas e avenidas da cidade com a largada sendo na Avenida Lineu de Paula Machado, em frente ao Jockey Club.

O pelotão aspirante abrirá a programação, com largada às 6h45 e um circuito de 45,4 km. A elite masculina sairá às 9h para um percurso total de 113,5km. Logo em seguida, às 9h02, os atletas federados irão percorrer 90,8 km. O pelotão feminino (elite e federado) terá a largada às 9h05 para cobrir o trajeto total de 68,1km. No ano passado, a sul-mato-grossense Luciene Ferreira é a atual vice-campeã e vai buscar a conquista do título da temporada.

Prova é uma das mais tradicionais do ciclismo brasileiro

A organização da prova irá realiza um último Congresso Técnico para os atletas inscritos no próximo sábado. O evento – que é obrigatório para os competidores da categoria aspirante, mas é aberto para federados e profissionais – será realizado no Teatro Cásper Líbero, na Paulista 900, das 10 às 17h (de Brasília).
A Prova Ciclística 9 de Julho é um dos principais eventos esportivos de São Paulo e vem ganhando mais espaço nos últimos anos. Após voltar às ruas da cidade em 2015, a competição alcançou 2.129 participantes e, com isso, passou a ser a prova ciclística com o maior número de participantes no Brasil.

Na edição passada, Joel Prado Júnior (Green Bike/Piracicaba) garantiu o bicampeonato, enquanto, entre as mulheres, a paranaense Daniela Lionço (Funvic Soul Cycles/São José dos Campos), levou a melhor e conquistou o primeiro título na disputa.

Com agencia