Atleta do MS vem sendo destaque nas provas no RIO

 O degrau mais alto do pódio e Gabriel Antonio Marques Claudino já são íntimos nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2021, realizados no Rio de Janeiro (RJ). Isso porque o atleta de Ponta Porã, competidor do atletismo, garantiu sua segunda medalha de ouro, agora nos 150 metros rasos. Além desta, mais uma “douradinha” foi conquistada por Mato Grosso do Sul na modalidade, nesta terça-feira (2).

A delegação estadual é coordenada e apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). A competição voltada a estudantes-atletas na faixa etária de 12 a 14 anos tem como palco o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, que sediou os Jogos Olímpicos do Rio-2016. As disputas começaram no dia 29 de outubro e seguem até 5 de novembro.

Aluno da Escola Magsul, Gabriel Claudino fechou os 150 metros com o tempo de 17s20, à frente de adversários do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no pódio. No domingo (31), o ponta-poranense de 14 anos já havia garantido o primeiro ouro para o estado, dominando os 80 metros rasos.

Gabriel Claudino vive grande momento na carreira

Essa é a quarta condecoração dourada que o velocista da fronteira, comandado pelo técnico Domingos Carvalho, coloca no peito no período de um mês. Recentemente, o atleta assegurou o primeiro lugar nos 75 e 250 metros rasos do Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo. “Esses dois ouros nos JEB’s são fruto de muita garra. Desde o Brasileiro Sub-16 eu sabia que teria bons resultados no Rio e quero continuar crescendo, me motiva ainda mais”, detalhou Gabriel.

Vitoria Barreto

Vitória da Silva Barreto, da Escola Estadual Edwards Corrêa e Souza, de Três Lagoas, também faturou o ouro nesta terça-feira (2), no arremesso do peso. Ela chegou à marca de 11,08 metros. Na mesma prova, Gabrielly Vieira Spigote, da Escola Estadual Augusto Krug Netto, de Chapadão do Sul, terminou em quinto lugar (9,32 metros).

O atleta indígena Jakson Amarilia, da Escola Municipal Polo Indígena Mbo’Eroy Guarani Kaiowa, de Amambai, foi destaque no lançamento do dardo, atingindo 34,48 metros, o que lhe rendeu o segundo lugar na prova. O sul-mato-grossense também teve desempenho significativo no salto em altura, acabando na sétima posição. No entanto, não foi ao pódio na classificação final do hexatlon masculino (composição de seis provas oficiais).

O técnico Miller Samorio valorizou a atuação de Jakson na competição escolar e projetou a participação no ano que vem. “Tenho certeza que o Jakson vem muito forte no ano que vem, ele tem apenas 13 anos e é promissor. Com certeza, vamos fazer um planejamento de treinos em cima do desempenho dele nos JEB’s para ser medalhista na próxima edição”.

Jakson Amarilia demonstrou a força do atletismo trabalhado na Aldeia Amambai

A campo-grandense Bruna Baubino da Silva, da Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos, ficou em quarto no lançamento do disco, com 30,95 metros, entre 32 competidoras. Gabrielly Vieira Spigote ficou logo atrás, em quinto, com 29,70 metros.

Os JEB’s são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). A delegação de Mato Grosso do Sul é coordenada pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte, e conta com apoio do Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas (CRE-TL).

Com ACS