“Todo sonho, pode se tornar realidade”. Essa é a frase dita pelo nadador paratleta Miguel Cristaldo, de 17 anos, que nesta sexta-feira realizou o último treino nas águas da piscina da Escola Pé de Pato, no Conjunto União, em Campo Grande. Depois de uma carreira fulminante com resultados expressivos, Miguel agora vai em busca de índices para a disputa das Olimpíadas da França. Neste sábado, o jovem talento vai para equipe do Praia Clube, de Juiz de Fora (MG).
Portador de uma deficiência nas duas pernas, o paratleta descobriu o esporte na escola 11 de outubro. Através da uma vizinha da mãe conheceu as águas da escola Pé de Pato, isso aos 9 anos, e hoje se despede como atleta contratado e com outro sonho na bagagem: se formar em Direito.
Para isso, o garoto vai ter oportunidade de estudar pela manhã e treinar todo período da tarde. A equipe do Praia Clube tem como estrutura de alto nível e também os treinadores da seleção brasileira de paranatação. A equipe mineira é um verdadeiro celeiro de atletas de alto nível tendo ganho diversas competições nacionais e internacionais. Miguel Cristaldo é mais um sul-mato-grossense com chances reais de estar na delegação brasileira nas próximas olimpíadas. “Eu acredito muito que daqui está saindo um grande atleta para o cenário mundial. Nós vamos ouvir muito dele, pela dedicação e garra que ele sempre demostrou”, revela o agora ex-técnico Celso.