A Gymnasiade é a maior competição mundial do desporto escolar é uma realização da ISF, junto com a CBDE, com apoio do SESC Rio; da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ); do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; da Prefeitura do Rio; e do Governo Federal, através do Ministério do Esporte.

A realização da Gymnasíade 2023, será realizada no Rio de Janeiro – RJ, no Parque Olímpico entres os dias 19 a 27 de Agosto. A competição que volta ao Brasil depois de 10 anos, será a maior da história com a confirmação de 22 modalidades, sendo três do paradesporto. Entre elas estão o Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Basquete 3×3, Boxe, Dança, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Judô Paralímpico, Esgrima, Karatê, Natação, Paranatação, Taekwondo, Wrestling, Skate, Surfe, Xadrez, Tiro com Arco e Orientação, voltadas para estudantes-atletas de até 15 anos.

Os atletas Convocados de Mato Grosso do Sul foram:

ATLETAS MODALIDADE ESCOLA CIDADE

Alexssander da Silva Ribeiro Atletismo EE Eduardo Batista Amorim Ribas Rio Pardo
Anna Julia Oliveira Guerra Atletismo EM Flora Guimarães Rosa Pires Campo Grande
Paulo Henrique Marques Teles Atletismo EM José Mauro M. Silva Campo Grande
André Lucas Gessi Dodero Judô Colégio Bionatus Campo Grande
Henrique Biscaro de Sena Judô EE Blanche dos Santos Pereira Campo Grande
Guilherme Araujo de Matos Tênis de Mesa EM Prof. Manuel Inácio de Souza Campo Grande

Esses foram os atletas convocados para a 2ª edição da ISF Gymnasiade (Mundial Escolar) Sub-15. O critério utilizado para convocação dos estudantes-atletas foram os campeões da série ouro do JEB’s 2022. O Professor de Educação Física Alessandro Souza Nascimento, foi convocado para integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira da modalidade de Judô, para convocação foi utilizado o critério de maior número de estudantes-atletas convocados. A convocação foi feita pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) A FEEMS Parabeniza os atletas e treinadores convocados para compor a delegação Brasileira que participará da ISF Gymnasiade Sub15 2023. A expectativa é que o Rio de Janeiro receba 2,1 mil estudantesatletas, com idade entre 13 e 15 anos de escolas públicas ou particulares. O evento terá entrada gratuita.

O presidente da FEEMS e professor de Educação Física e atual secretário de Educação do município de Nioaque Emerson Ramos, pontuou sobre a presença dos atletas do estado na Gymnasíade 2023. “Essa projeção do nosso estado nas competições escolares Mundiais se deve a todo um trabalho realizado há anos, em parceria firmada entre a FEEMS e a CBDE, em ações, competições, campeonatos, festivais, seletivas que são realizadas nas fases estaduais e nacionais. Seguimos trabalhando firmemente e com otimismo de que sairemos vitoriosos, não só pelos títulos ou medalhas, mas pelo engrandecimento dos nossos atletas por essa experiência que serão vividas nos dias de competições”